“Ciência e Religião no Limite da Vida” em debate no IPiaget de Silves

“Ciência e Religião no Limite da Vida” em debate no IPiaget de Silves

A Escola Superior de Saúde do Instituto Piaget de Silves promove no próximo dia 15 de outubro um colóquio presencial dedicado ao tema “Ciência e Religião no Limite da Vida”.

O evento, a realizar no Auditório do Campus, é de acesso gratuito, mas carece de inscrição prévia, uma vez que os lugares são limitados. As inscrições podem ser feitas a partir do formulário que encontras no final desta página.

A iniciativa, dirigida a estudantes e profissionais de saúde, visa promover uma discussão académica sobre assuntos comuns à área da saúde, em situações de morte iminente, e religião/doutrina.

De acordo com o Modelo Holístico em Saúde, os profissionais de saúde devem avaliar as vertentes físicas, sociais, psicológicas, culturais e espirituais de cada utente, onde existe uma interligação entre os pensamentos, conceitos e valores de cada um e a sua saúde. A vertente religiosa deve, pois, ser igualmente envolvida neste processo de cuidados em saúde.

O colóquio propõe-se discutir as questões referentes ao limiar da vida de acordo com os preceitos de cada religião/doutrina. Neste âmbito serão convidados líderes de diferentes religiões/doutrinas, nomeadamente budismo, catolicismo, espiritismo e umbanda, bem como profissionais de saúde, designadamente enfermeiros e fisioterapeutas que atuam nas áreas de cuidados continuados, paliativos e oncológicos.

O objetivo principal é dar a conhecer aos estudantes e profissionais de saúde os preceitos de cada religião/doutrina em assuntos referentes ao limiar da vida, de forma a desmistificar preconceitos e promover a maior aceitação da atuação de cada religião/doutrina, favorecendo o processo dos cuidados em saúde, e levando a um maior conforto físico e mental na hora da morte.

Programa:

09h00 – Sessão de abertura

09h15 – “Espiritualidade e religião nos cuidados de saúde”, enfermeira Helga Martins (CHUA Faro)

09h40 – Debate (1ª parte)

10h40 – Intervalo

11h00 – Debate (2ª parte)

13h00 – Encerramento

Participantes:

Helga Martins – Enfermeira especialista no Centro Hospitalar Universitário de Faro. Doutoranda em Enfermagem no Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa. A sua área de investigação é a espiritualidade em pessoas com cancro.

Elaine Figueiredo – Licenciada em Enfermagem pelo Instituto Piaget de Silves, atualmente a exercer funções de enfermeira no Centro Paroquial da Mexilhoeira Grande, responsável pelos cuidados de saúde na área da geriatria para os mais de 100 residentes do lar e centro de dia.

Cristina Francisco – Enfermeira na equipa comunitária de suporte em cuidados paliativos do ACeS Barlavento. Enfermeira especialista em Enfermagem Comunitária e mestre em Enfermagem em Saúde Comunitária, com curso avançado de cuidados paliativos,

Teresa Parreira – Fisioterapeuta a exercer funções no Serviço de Medicina Física e Reabilitação – Departamento de fisioterapia do CHUA, unidade de Faro, na área de oncologia ginecológica. Ao longo dos anos fez formação nesta área, tendo o curso de drenagem linfática, segundo o método de LeDuc, e mobilização do sistema nervoso, segundo o método de Maitland.

Natália Alexandra Martins – Fisioterapeuta a exercer funções no Serviço de Medicina Física e Reabilitação – Departamento de fisioterapia do CHUA, unidade de Faro, na área de Oncologia ginecológica. Ao longo dos anos fez formação nesta área, tendo o curso de drenagem linfática, segundo método de LeDuc, e mobilização do sistema nervoso, segundo o método de Maitland.

Isabel Martins – Professora aposentada do 1º ciclo do Ensino Básico, coordenadora do Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita, coordenadora do Estudo e Educação da Mediunidade, colaboradora da equipa de Atendimento Fraterno, coordenadora da Reunião Mediúnica e coordenadora do setor de ação social da Associação Espírita de Lagos.

Rafael Cavalcanti (em representação do Pai Nuno Guerreiro, do Barracão de Xangô) – Conhecido na religião como Pai Nuno de Xangô, foi consagrado sacerdote de umbanda em 2008. Pertenceu a um dos primeiros terreiros de umbanda legalizados em Portugal (anos 80), a Associação de Beneficência Filhos de Oxalá. Em 2007, fundou, juntamente com Mãe Aida, a Associação Barracão de Xangô – Terreiro de Umbanda que se dedica ao estudo, desenvolvimento e prática do ritual litúrgico da umbanda.

Nelson Rodrigues – Padre da Igreja Católica, ordenado em 2015. Em agosto de 2017, foi nomeado pároco de Silves e assistente da Pastoral Juvenil e Renovamento Carismático.

Eleine Lachance – Licenciada em Biologia (Canadá), mestre em Estudos Transpessoais (EUA), formação profissional em terapias complementares (EUA e Japão), formadora em massagem terapêutica e reflexologia. Trabalha numa clínica em Loulé. Iniciou o interesse pelo budismo quando vivia no Japão (1989), dedicando-se mais profundamente a esta religião a partir de 2006. 

Inscreve-te já no formulário abaixo:

Erro: Formulário de contacto não encontrado.