Projeto em Almada selecionado para o Programa FLAD/OPP 2023

Projeto em Almada selecionado para o Programa FLAD/OPP 2023

Foram divulgadas hoje as instituições vencedoras da 2ª edição do concurso FLAD/OPP – Saúde Mental no Ensino Superior e o Instituto Piaget em Almada está entre as quatro eleitas.

A iniciativa da Fundação Luso Americana para o Desenvolvimento (FLAD) é feita em parceria com a Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) e conta com o alto patrocínio da Presidência da República. O objetivo dos quatro projetos vencedores é contribuir para uma menor incidência dos problemas de Saúde Mental entre os estudantes.

Nós e os laços – Promoção da saúde mental no ensino superior é o nome do projeto apresentado pelo Instituto Piaget em Almada que contará agora com o financiamento da FLAD. A iniciativa envolverá várias valências do Campus, incluindo a Clínica Piaget, as licenciaturas em Desporto e Psicologia, a Escola Superior de Educação e a Associação de Estudantes. Estas valências contribuirão em diversas áreas, com ações específicas na promoção da saúde mental.

O objetivo geral do projeto é a redução do isolamento e o aumento do sentimento de pertença através do estabelecimento de relações significativas entre pares, com a comunidade académica e com a instituição. A iniciativa será co-construída com os alunos na fase de diagnóstico inicial que servirá para delinear as temáticas específicas a abordar, indo ao encontro das necessidades dos estudantes.

Segundo o júri, “este projeto foi apresentado por uma equipa pequena e por um serviço recentemente criado. Foram realistas no seu planeamento, aproveitando os recursos (humanos, de espaço e parcerias) já existentes. Apesar de se inserir num serviço recente, a equipa que propõe este projeto coloca o bem-estar dos estudantes no centro das suas preocupações considerando o contexto social e cultural onde se insere”.

As outras três instituições vencedoras foram a Universidade da Maia, a Universidade de Évora e a Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico do Porto. A FLAD irá financiar em 105 mil euros os projetos selecionados. Pela primeira vez, o concurso também contemplou instituições de ensino superior privadas.