Objetivos

Dotar os formandos de conhecimentos, competências e estratégias de intervenção em prevenção e controlo da infeção e resistência aos antimicrobianos, de acordo com o Programa Formativo da Ordem dos Enfermeiros para atribuição da Competência Acrescida Diferenciada em Enfermagem em Prevenção e Controlo de Infeção.

Disponível em

V. N. Gaia

Cristina Fernandes

Coordenação pedagógica
Ana Ribas

Ana Ribas

Coordenação científica

Bruno Alves

Coordenação científica

Escola Superior de Saúde Jean Piaget em V. N. Gaia

  • Duração: 10 meses
  • Créditos: 30 ECTS
  • Regime: B-learning
  • Acreditada pela Ordem dos Enfermeiros: 3,5 CDP

As infeções associadas a cuidados de saúde e a resistência aos antimicrobianos são duas faces da mesma moeda e representam custos tangíveis e intangíveis significativos.

O controlo da infeção e da resistência aos antimicrobianos é uma área em constante mudança e com implicação em todos os níveis de cuidados e tipologias de instituição de saúde, sendo alvo de um programa de saúde prioritário a nível nacional e internacional.

O exercício da Enfermagem em Prevenção e Controlo de Infeção é reconhecido pela Ordem do Enfermeiros como determinante para assegurar o suporte efetivo e integral à pessoa alvo de cuidados, família/cuidador e comunidade, visando responder aos desafios na atuação multidisciplinar, no apoio, na orientação e no suporte para a prevenção e controlo das infeções evitáveis, garantindo a qualidade e a segurança dos cuidados e da prática profissional e constituindo-se como uma componente efetiva para a obtenção de ganhos em saúde.

A Pós-graduação em Prevenção e Controlo de Infeção e Resistência aos Antimicrobianos, desenvolvida de acordo com o Programa Formativo para atribuição da Competência Acrescida Diferenciada em Enfermagem em Prevenção e Controlo de Infeção da Ordem dos Enfermeiros (Regulamento n.º 674/2021 de 20 de Julho), pretende contribuir para a consolidação da identidade profissional do enfermeiro, através do desenvolvimento de competências pessoais e profissionais que garantam a qualidade e a segurança na prestação e gestão de cuidados.

Pós-graduação dupla

Esta pós-graduação pode ser frequentada isoladamente ou em conjunto com a Pós-Graduação em Enfermagem em Reprocessamento de Dispositivos, possibilitando a realização de duas pós-graduações em áreas complementares, simultaneamente. Deste modo, os diplomados adquirem dois diplomas, um por cada pós-graduação, durante o mesmo número de meses em que frequentariam uma única pós-graduação.

Área científica

Enfermagem

UC – Anual           CH  ECTS
Etica e deontologia 12 T; 8 TP 2
Principios de microbiologia 12 T; 8 TP 2
Investigação e métodos estatísticos 12 T; 8 TP 2
Liderança e gestão de equipas 12 T; 8 TP 2
Determinantes de prevenção e controlo de infeção 30 T; 20 TP 5
Gestão da Qualidade e Segurança 10 T; 10 TP 2
Epidemiologia Aplicada à Prevenção e Controlo de Infeção 16 T; 14 TP 3
Programa de Prevenção e Controlo de Infeção e Resistência aos Antimicrobianos (PPCIRA) 20 T; 20 TP 4
Intervenções de Prevenção e Controlo de Infeção em Áreas Clínicas e não Clínicas 12 T; 8 TP 2
Componente Prática em Contexto de Enfermagem em Prevenção e Controlo de Infeção 20 S; 40 E 6

Legenda: T- Teórica; TP- Teóricas/Práticas, UC- Unidade Curricular, CH- Carga Horária, ECTS- Créditos ECTS

Requisitos de acesso

O ingresso na pós-graduação pode ser realizado por detentores do grau de Licenciado, ou equivalente legal, na área das Ciências de Enfermagem.

Poderão ser admitidos outros candidatos detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que tenha sido reconhecido, pelo Conselho Técnico-Científico, como atestando capacidade para a realização deste curso.

Obtenção de Diploma

Para a conclusão da Pós-graduação em Prevenção e Controlo de Infeção e Resistência aos Antimicrobianos, o estudante deverá cumprir um plano curricular constituído por 30 créditos ECTS obrigatórios.

No final da Pós-graduação, o estudante deve ser capaz de:

  • Respeitar os valores, princípios éticodeontológicos e normas legais da profissão, no âmbito da prevenção e controlo da Infeção e Resistência aos Antimicrobianos e desenvolver uma prática profissional, ética e legal de acordo com os mesmos.
  • Envolver-se na gestão e liderança em prevenção e controlo da infeção e resistência aos agentes antimicrobianos.
  • No exercício da sua atividade profissional, conceber, planear, implementar e gerir um programa de prevenção e controlo das infeções associadas aos cuidados de saúde, assegurando uma atuação integral, preventiva, efetiva, segura e oportuna à pessoa alvo de cuidados, à família/cuidador, à comunidade e aos profissionais de saúde em diversos contextos, numa atuação multidisciplinar.
  • Contribuir para a melhoria contínua da qualidade no âmbito da prevenção e controlo da Infeção e resistência aos antimicrobianos.
  • Reconhecer a educação e formação contínua como estratégia determinante na prevenção e controlo de infeção associada aos cuidados de saúde
  • Suportar a sua prática em prevenção e controlo de infeção na vigilância epidemiológica e na investigação.
  • Quinta e sexta-feira: 18H00–22H00;
  • Sábados: manhã e tarde;
  • Preferencialmente no último fim de semana do mês são aulas presenciais obrigatórias para quem opta pela avaliação continua;
  • As avaliações serão online ou presenciais;

TENS DÚVIDAS? ENVIA-NOS UMA MENSAGEM!