Novos empréstimos bancários para estudantes

Novos empréstimos bancários para estudantes

O Governo criou um novo sistema de empréstimos bancários a estudantes, destinado a apoiar a promoção do acesso ao Ensino Superior, melhorando os níveis de frequência e a conclusão dos cursos superiores.

Assim, foi criada uma nova “Linha de Crédito para Estudantes do Ensino Superior com Garantia Mútua”. Esta linha permite aos alunos acederem a melhores condições junto dos bancos para financiarem a sua formação académica.

Com este sistema passa a ser possível obter um crédito entre os 1.000 e os 5.000 euros, por ano de curso, com uma taxa de juro muito vantajosa, e um prazo de reembolso alargado (entre 6 e 10 anos, sendo este prazo fixado tendencialmente pelo dobro da duração do curso).

Adicionalmente, o empréstimo dispõe de um período de carência de capital alargado (que pode ir até 2 anos após a finalização do curso), o que significa que durante a fase em que está a estudar o estudante se limita a pagar os juros do empréstimo. Deste modo, durante a vida académica os encargos reduzem-se ao mínimo.

O crédito bancário é disponibilizado em tranches mensais na conta à ordem do estudante, sendo que após o 1º ano do empréstimo as tranches ficam sujeitas ao bom aproveitamento do estudante (transitar de ano).

Para consultares as condições e informações adicionais clica aqui.