Dia Mundial da Saúde Mental assinalado em Gaia

Dia Mundial da Saúde Mental assinalado em Gaia

Na próxima segunda-feira, dia 10, assinalamos o Dia Mundial da Saúde Mental. Uma data que pretende destacar os desafios no combate às doenças do foro mental, bem como desmistificar algumas das crenças associadas às mesmas.

A criação deste dia foi uma iniciativa da Federação Mundial da Saúde Mental (FMSM), tendo sido celebrado pela primeira vez em 1992. Atualmente, a Organização Mundial de Saúde reconhece e assinala também este dia.

No Campus de Vila Nova de Gaia, a data será assinalada com um cine-debate, tendo como mote o filme “Pára-me de Repente o Pensamento”. Ao longo de 98 minutos, o realizador Jorge Pelicano segue o ator Miguel Borges e os utentes de um hospital psiquiátrico, num documentário único e perturbador que resulta num verdadeiro tratado sobre a loucura e a lucidez.

O filme, no género documentário, realizado em 2014, passou por festivais mundiais, foi distinguido a nível nacional e internacional, e chegou às salas portuguesas, sempre com grande acolhimento.  

Após o visionamento segue-se o debate com as docentes da Escola Superior de Saúde Jean Piaget de Vila Nova de Gaia e especialistas em enfermagem de saúde mental. A não perder! A entrada é livre.