Piaget associa-se ao Dia Europeu do Cuidador

Piaget associa-se ao Dia Europeu do Cuidador

Celebra-se hoje, dia 6 de outubro, o Dia Europeu do Cuidador, iniciativa lançada pela Eurocarers, a maior rede europeia de cuidadores informais, presente em mais de 20 países.

No continente europeu cerca de 80% de todos os cuidados são prestados por cuidadores informais. Este dia pretende dar visibilidade e voz à desigualdade que existe na prestação dos cuidados, um pouco por todo o lado.

Os cuidados não compartilhados, um dos temas mais relevantes neste domínio, agravam de facto as disparidades salariais entre géneros e o hiato das reformas. A redistribuição das responsabilidades da prestação dos cuidados é, assim, crucial para alcançar a igualdade de género e combater a discriminação.

O Instituto Piaget, que acolhe na Escola Superior de Saúde Jean Piaget em V. N. de Gaia a sede da Associação Cuidadores Portugal, associa-se a este dia, fazendo votos para que todos reconheçamos que a tarefa do cuidador é crucial para o bem-estar da sociedade em que vivemos. Ninguém deve esquecer-se que ao longo da sua vida vai precisar certamente de cuidar ou ser cuidado por alguém.