Dia Internacional da Língua Portuguesa assinalado com mesa redonda virtual

Dia Internacional da Língua Portuguesa assinalado com mesa redonda virtual

O Instituto Piaget de Almada organiza, no próximo dia 5 de maio, entre as 16:00 e as 18:00, uma mesa redonda virtual, para assinalar o Dia Internacional da Língua Portuguesa.

Sob o tema Horizontes da Língua Portuguesa: entre variação e educação, este encontro informal desafia três especialistas – Ana Luísa Costa, Maria do Perpétuo Socorro Cardoso da Silva e Rosa Assis – a debater a relação entre variação linguística, discurso e aprendizagem.

Os interessados deverão realizar a sua inscrição, enviando um email com a sua identificação (nome, filiação institucional) para: info@almada.ipiaget.pt Após a confirmação da inscrição, serão enviados os dados para acesso à sessão ZOOM.

 

Participantes

Ana Luísa Costa: Aprendizagem da gramática e consciência da diversidade linguística

  • Professora adjunta na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (ESE-IPS) e investigadora do Centro de Linguística da Universidade de Lisboa, é desde 2005 formadora nas áreas Português/Língua Portuguesa, Linguística e Didáticas Específicas. Possui Doutoramento em Linguística (Linguística Educacional), pela Universidade de Lisboa, tendo defendido a tese Estruturas Contrastivas: Desenvolvimento do Conhecimento Explícito e da Competência de Escrita (2010). Tem publicado diversos artigos de especialidade em revistas nacionais e estrangeiras, entre os quais: “A contribution to the implicit/explicit debate on grammar learning: the case of contrast connectors” (2019), “Una educación lingüística para formar ciudadanos críticos” (coautora, 2018), “Variação linguística e ensino de Português, Língua não Materna: o caso dos pronomes átonos” (2018).

 

Maria do Perpétuo Socorro Cardoso da Silva: Uma língua que se reinventa na variação linguística tecida pelo letramento social

  • Doutorada em Semiótica e Linguística Geral (USP/2002), é professora titular e pesquisadora da Universidade do Estado do Pará, onde atua na Graduação do Curso de Letras e na Pós-Graduação, na área da Educação e de Letras, na Linha de Pesquisa Saberes Culturais e Educação na Amazónia. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Cartografia linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: descrição, variação linguística, educação, inclusão linguística: Língua Portuguesa/Libras e letramento na Amazónia. Realiza de momento um pós-doutoramento na UFRGN.

 

Rosa Assis: A importância da etimologia para a grafia e o significado das palavras

  • Foi docente permanente do Programa de Interdisciplinar em Comunicação Linguagens e Cultura da Universidade da Amazónia (UNAMA), onde lecionou Língua Portuguesa e Terminologia (1995- 2015). Defendeu o seu doutoramento na Universidade Federal do Rio de Janeiro (1979) com a tese A fala cabocla no interior paraense, tendo como orientador o Professor Celso Cunha. É autora de diversas edições críticas, nomeadamente: O Vocabulário popular em Dalcídio Jurandir (1992); De olho na língua – palavras de cá e de lá (2006); Miniglossário de palavras de cunho afroGinga com G ou JDitos populares x preconceito racial (2014).