Clínica Piaget de Almada promove Serões de Psicologia

Clínica Piaget de Almada promove Serões de Psicologia

A Clínica Piaget de Almada vai realizar dois Serões de Psicologia em junho e o primeiro é já no dia 2 (sexta-feira), entre as 21h e as 23h, com o tema “Os Processos de Medicalização da Vida e seus Efeitos”.  

O objetivo destes serões-conferência é refletir sobre temas importantes da Psicologia Clínica, através de um ambiente intimista, estabelecendo em cada sessão um diálogo construtivo com o orador convidado.

Para a escolha do primeiro tema muito contribui o facto de vivermos um momento histórico de cerebralização da psiquiatria e da psicologia, marcado pelo modelo bio-bio-bio que combina neurobiologia, genética e farmacologia na compreensão dos problemas mentais. Nessa racionalidade biomédica, o sofrimento psíquico, os medos, angústias, comportamentos e emoções, sejam eles “normais” ou “anormais”, devem ser de origem e causa biológica, caso queiram ser considerados reais e legítimos. O corpo, quase sempre reduzido ao cérebro, está no centro das explicações sobre quem somos, quem fomos e o que seremos.

Assim, neste primeiro Serão de Psicologia a conversa estará centrada no processo atual de medicalização da vida e do sofrimento psíquico e a consequente proliferação de biodiagnósticos e consumo de psicofármacos.

A oradora convidada é Luciana Vieira Caliman, psicóloga da Clínica Piaget de Almada, doutora em Saúde Coletiva, e professora associada do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-graduação em Psicologia Institucional na Universidade do Espírito Santo, no Brasil.

Este Serão é de participação gratuita e destina-se a alunos e ex-alunos de psicologia, bem como a psicólogos interessados no tema.