DigiSaúde apresentado em reunião do projeto Erasmus+ GEMS
O projeto DigiSaúde – Saúde Digital Intergeracional foi recentemente apresentado na reunião transnacional do projeto Erasmus+ GEMS (Estratégia Geracional Multidirecional para Alfabetização Digital de Adultos).
A apresentação foi feita em Granada, a 22 e 23 de abril, pela APLOAD, no âmbito do protocolo estabelecido entre o Instituto Piaget e esta empresa de serviços e consultoria sediada na Maia.
O DigiSaúde foi então exposto como um exemplo de práticas inovadoras no contexto português, no que diz respeito a promoção da literacia digital de adultos seniores, particularmente no domínio da saúde e tendo em conta o seu carácter intergeracional.
O projeto prevê a implementação de uma série de atividades lúdico-pedagógicas dirigidas a adultos idosos, suportadas por dispositivos tecnológicos e recursos, que pretendem a construção de conhecimentos, aptidões e atitudes facilitadoras da promoção da saúde.
A dimensão diferenciadora do projeto, que é dinamizado pelo Instituto Piaget, assenta justamente no seu carácter intergeracional. Assim, envolve jovens estudantes enquanto agentes transformadores nos contextos reais da vivência dos adultos idosos, dotando-os também de competências que vão ao encontro da Nova Política Europeia da Juventude (2019-2027).
O DigiSaúde está enquadrado na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, preconizado pela ONU e, em particular nos Objetivos de Desenvolvimentos Sustentável 3 e 4, focados, respetivamente, na Saúde de Qualidade e na Educação de Qualidade.