Projeto de prevenção do cancro da mama

Projeto de prevenção do cancro da mama

Os docentes do Instituto Piaget de Vila Nova de Gaia, Professores Doutores Bruno Alves e Ana Ribas, encontram-se a participar num projeto inovador na área da prevenção do cancro da mama, em Portugal, o Projeto Erasmus + Prolepsis.

O objetivo do projeto é criar uma metodologia e conteúdos relevantes no conhecimento das mulheres que assumem o papel de cuidadoras informais sobre o impacto do seu comportamento na prevenção do cancro da mama, promovendo a sua adesão e envolvimento nessa prevenção.

Apesar de o prognóstico do tratamento desta doença depender muito do momento da sua deteção e de os sistemas nacionais de saúde em toda a Europa seguirem as recomendações da União Europeia para a prestação de mamografia de rastreio para conseguir essa deteção num estágio inicial – a adesão das mulheres a programas de rastreio continua a ser relativamente pobre. A frequência média na UE encontra-se abaixo do nível estandardizado aceitável, que é de 70%. Cuidar de uma pessoa com uma doença crónica pode também ser um fator contributivo para a reduzida adesão ao rastreio.

As cuidadoras informais enfrentam desafios adicionais ao envolverem-se em práticas de promoção da saúde, como o rastreio do cancro da mama. Os estudos salientam, explicitamente, a presença de comportamentos de saúde deficientes, tais como negligenciar consultas de cuidados de saúde ou ter uma dieta de baixa qualidade.

Assim, os objetivos específicos do Projeto Prolepsis são:

  1. criar uma metodologia e conteúdos relevantes para o conhecimento das cuidadoras informais sobre o impacto do seu comportamento na prevenção do desenvolvimento do cancro da mama;
  2. educar e capacitar para assumir o controlo sobre esta doença, através de mudanças nas suas práticas e estilos de vida, auto-monitorização, auto-avaliação e reforço de comportamentos positivos, bem como o incentivo à utilização dos serviços preventivos do cancro da mama;
  3. desenvolver uma aplicação móvel personalizada (que, por exemplo, tenha em consideração características pessoais, necessidades e preferências), para ajudar as cuidadoras informais a gerir melhor o seu auto-cuidado e a mudar os seus comportamentos na prevenção de doenças.

Como ferramenta adicional, será produzido um manual para educadores formais e informais, bem como para profissionais de saúde que trabalham na promoção da saúde das mulheres, sobre como usar a aplicação móvel em programas de reforço da literacia em saúde.

O manual será dirigido não somente às cuidadoras informais, mas abordará também a saúde das mulheres em geral. Consistirá num e-book contendo as sugestões práticas e diretrizes para os diferentes grupo-alvo, com base nas lições aprendidas com as ações anteriores do projeto.

O programa, atualmente na sua primeira fase, é realizado em parceria com 5 parceiros europeus, nomeadamente: Technologiko Panepistimio Kyprou (Chipre); Anziani e non solo – Società Cooperativa Sociale (Itália); Portincarers – Associação Cuidadores de Portugal (Portugal); Singularlogic (Grécia); e Europa Donna – Cyprus Breast Cancer Forum (Chipre).

A nível nacional o Projeto é apoiado pela Liga Portuguesa Contra o Cancro e Europa Donna Portugal.