Estudantes de Enfermagem de Gaia distinguidos no GOP + Jovem 2024
No Campus de Vila Nova de Gaia é tempo de festejar: um grupo de estudantes de Enfermagem, atualmente no 2º ano, viu distinguido um projeto selecionado para o Gaia Orçamento Participativo (GOP) Jovem 2024.
O projeto “Arraial Intergeracional”, focado no envelhecimento saudável e que visa a intervenção junto dos mais idosos, ficou em 2º lugar na área da Capacitação e Participação Jovem – uma das três áreas colocadas a concurso pela Câmara Municipal de Gaia, juntamente com Artes e Criatividade; e Bem-Estar e Meio Ambiente.
A estudante Beatriz Morais foi o rosto da campanha de apresentação do projeto que começava por interpelar os gaienses com a pergunta “Sabias que o envelhecimento ativo e saudável é mais do que apenas viver mais anos?”. Com base neste mote, os estudantes de Enfermagem propunham-se ser agentes ativos na promoção do envelhecimento saudável na comunidade de Gulpilhares e Valadares, incentivando a uma participação mais ativa da comunidade, tendo em vista a manutenção da qualidade de vida e bem-estar – em linha com os objetivos de desenvolvimento sustentável definidos pela OMS.
O projeto de “Arraial Intergeracional” apresentado pelos jovens estudantes pretendia não só promover o envelhecimento ativo e saudável, mas também educar para a saúde, promover um rasteio de HTA, Diabetes e Obesidade, e promover o encontro e partilha intergeracional.
Este ano, o GOP + Jovem 2024 teve 4.823 participantes registados, tendo sido submetidas 45 propostas, das quais 16 foram finalistas. A iniciativa promovida pelo Município foi aberta a jovens entre os 13 e os 30 anos de idade, convidados a apresentarem ideias para a cidade. O orçamento global afetado à iniciativa foi de 240 mil euros, com um máximo de 40 mil euros para cada projeto.