Instituto Piaget homenageia António de Almeida Santos em Viseu
O Instituto Piaget vai homenagear, a título póstumo, o ilustre jurista, político e autor António de Almeida Santos, numa sessão solene a realizar no próximo dia 3 de maio, a partir das 14 horas, no Campus de Viseu.
Personalidade fundamental da história recente de Portugal, António de Almeida Santos foi também uma figura sempre próxima do Instituto Piaget, por quem nutria uma simpatia e carinho especial. É dele a frase que recordamos, com orgulho: “Tenho, pelo Instituto Piaget, uma bem justificada admiração. É hoje uma organização de raro perfil e crescente projeção educativa nos quatro cantos do espaço lusófono.”
Com uma extensa carreira como advogado, foi ministro após o 25 de Abril em vários Governos Provisórios e em vários Governos Constitucionais, tendo desempenhado um papel relevante nas revisões constitucionais de 1982 e 1988/1989. Em outubro de 1995 foi nomeado para o cargo de presidente da Assembleia da República e nessa condição nos visitou por mais do que uma vez. Faleceu a 18 de janeiro de 2016.
Ao longo da vida deixou também uma extensa obra publicada. Alguns dos seus livros foram editados pelo Instituto Piaget, entre os quais “A Globalização: Um Processo em Desenvolvimento”, “Uma Visão Integrada do Sistema de Ensino” e “A Difícil Construção do Estado nos Novos Países Africanos”, entre outros. Conhecer a sua obra é descobrir um autor entusiasmante, com um raro dom de contar e tornar fáceis questões muito difíceis.
Tendo vivido em Moçambique por mais de 20 anos, entre 1953 e 1974, viria bastante mais tarde a acompanhar o processo de criação das várias Universidades Jean Piaget no universo lusófono. Assim, participou na inauguração da Universidade Jean Piaget na cidade da Beira, em Moçambique, e esteve igualmente com o Instituto Piaget em Angola e em Cabo Verde. Em Luanda, chegou a dizer publicamente que o Instituto Piaget era a instituição que melhor representava o espírito da CPLP.
PROGRAMA DA SESSÃO SOLENE DE HOMENAGEM
14h00 – Praça das Sete Culturas
14h30 – Momento Musical
15h00 – António de Almeida Santos – no espaço da língua portuguesa
- António Luciano Ribeiro | Presidente da Câmara Municipal de Seia
- Fernando Paulo Baptista | Membro da Academia de Letras e Artes Lusófonas e membro da Academia de Ciências de Lisboa
16h00 – António de Almeida Santos – ao serviço de Portugal
- Maria de Belém Roseira | ex-ministra da Saúde
17h00 – António de Almeida Santos e o Instituto Piaget
- Antónia Almeida Santos
- Fernando Ruas | Presidente da Câmara Municipal de Viseu
- António Oliveira Cruz | Presidente do Instituto Piaget
18h00 – Encerramento