Objetivos

A Organização Mundial de Saúde (OMS) refere que os cuidados paliativos e continuados deverão constituir uma prioridade das políticas de saúde, devido ao forte impacto social das doenças prolongadas e dos problemas do fim de vida, constituindo-se como uma necessidade em termos de saúde pública. Requerem, por conseguinte, uma organização própria e abordagem específica, prestada por equipas técnicas preparadas para o efeito.

A Pós-Graduação em Cuidados Paliativos e Continuados procura enquadrar a intervenção desenvolvida pelos profissionais de saúde no âmbito da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados. Pretende-se, assim, assegurar o conhecimento científico, técnico, humano e cultural necessário à prestação de cuidados, habilitando os profissionais a prestar cuidados especializados ao doente em situação de doença prolongada, incurável, progressiva e em fim de vida, proporcionando qualidade de vida a si e às suas famílias.

Available at

Vila Nova de Gaia / Oporto

Ana Ribas

Ana Ribas

Coordinator
Post-Graduate Course in Palliative and Continuing Care

Bruno Alves

Coordinator
Post-Graduate Course in Palliative and Continuing Care
UC – 1st Semester           CH  ECTS

Emotional Skills Health Professionals

 20 T 2

Communication and Psychosocial Support for the Patient and Family

 20 T 2

Pain Control and Other Symptoms in Continuing and Palliative Care

 30 T 3

Law and Ethics in Health Care

 20 T 2

Economics, Management and Health Information

 20 T 2

Leadership and Team Management

 20 T 2

Organization and Public Health Policy

 20 T 2

Prevalent Pathologies in Palliative and Continuing Care Integrated

 34 T | 6 P 4

Principles and Philosophy of Palliative and Continuing Care

 30 T 3

Seminars / Research Methodology / Training and Development

 30 SE 3

Seminars I: Strategic Management of Services and People

 30 SE 3

Suffering and Psychological Intervention in Palliative and Continuing Care

 20 T 2

UC – Curricular Unit | CH – Workload | ECTS – ECTS Credits | T – Theoretical | PL – Practical and Laboratory | TP – Theoretical/Practical | SE – Seminar/Internship | OT – Tutorial

Requisitos de acesso

O ingresso na pós-graduação pode ser realizado por detentores do grau de Licenciado, ou equivalente legal na área da saúde, ou ciências sociais e humanas.

Poderão ser admitidos outros candidatos detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que tenha sido reconhecido, pelo Conselho Técnico-Científico, como atestando capacidade para a realização deste curso.

Obtenção de Diploma

Para a conclusão da Pós-Graduação em Cuidados Paliativos e Continuados, o estudante deverá cumprir um plano curricular constituído por 30 créditos ECTS obrigatórios.

Saídas profissionais

Ao realizar esta pós-graduação, os diplomados ficarão aptos para desempenhar funções em unidades de cuidados continuados e paliativos, em hospitais gerais e especializados públicos e privados, centros de saúde, clínicas privadas, em centros de cuidados domiciliários, entre outras.

Escola Superior de Saúde Jean Piaget em V. N. Gaia

 

Duração: 8 meses

A Pós-Graduação em Cuidados Paliativos e Continuados está incluída na oferta formativa da ESS Jean Piaget/ Vila Nova de Gaia, direcionada para profissionais de saúde e de áreas afins.

A pós-graduação pode ser frequentada isoladamente ou em conjunto com a Pós-Graduação em Intervenção Comunitária e Cuidados de Saúde Primários, possibilitando a realização de duas pós-graduações em áreas complementares, simultaneamente. Deste modo, obtém uma certificação dupla, durante o mesmo número de meses em que frequentaria uma pós-graduação.

 

Área de estudo

  • Ciências da Saúde

TENS DÚVIDAS? ENVIA-NOS UMA MENSAGEM!