Workshop em Gaia sobre os desafios da Inteligência Artificial na Educação

Workshop em Gaia sobre os desafios da Inteligência Artificial na Educação

A Escola Superior de Desporto e Educação (ESDE) Jean Piaget de Vila Nova de Gaia vai organizar um workshop com o tema “O Futuro Hoje: Aplicações e Desafios da Inteligência Artificial na Educação”. O evento decorre dia 29 de abril no Campus de Vila Nova de Gaia, das 09h30 às 13h00.

O lançamento, no final do ano passado, do ChatGPT aumentou substancialmente o interesse na Inteligência Artificial (IA) no nosso quotidiano. Considerando as diversas aplicações e desafios da IA na Educação, o presente workshop tem como objetivo apresentar um enquadramento geral e exemplos práticos em como ferramentas como o ChatGPT podem facilitar o trabalho docente.

Esta ação destina-se a professores de todos os níveis de ensino e pretende proporcionar aos participantes uma oportunidade para adquirir conhecimentos teórico-práticos para aproveitar as oportunidades desta tecnologia e mitigar riscos da Inteligência Artificial na Educação, bem como contribuir para a formação de um corpo docente – e de uma sociedade em geral – mais bem preparada para lidar com a IA e com os seus impactos.

O formador, Carlos Lindade, doutorado em Estudos Ingleses Avançados pela Universidade de Vigo, é um profissional luso-canadiano com uma vasta experiência no âmbito do English Language Teaching (ELT), fortemente envolvido na formação de professores de inglês e na elaboração de manuais escolares para alunos portugueses de inglês. É membro ativo da Associação Portuguesa de Professores de Inglês (APPI) e do Centre for English, Translation, and Anglo-Portuguese Studies (CETAPS). Presentemente, é docente na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, onde leciona diferentes unidades curriculares no âmbito da língua inglesa e da formação de professores de inglês.

O workshop é certificado como ação de curta duração ao abrigo do artigo 7.º do Despacho n.º 5741/2015, de 29 de maio, retificado pela Declaração de Retificação n.º 470/2015, de 11 de junho. A participação é gratuita, com a possibilidade de emissão de certificado (10€).

As inscrições para este evento estão encerradas.