Workshop de craniopunctura na prática clínica

Workshop de craniopunctura na prática clínica

A Escola Superior de Saúde Jean Piaget de Vila Nova de Gaia vai promover um workshop com o tema “Craniopunctura na Prática Clínica”, destinado a estudantes e profissionais de acupunctura e medicina tradicional chinesa.

A craniopunctura é uma técnica terapêutica fundamental na prática clínica, especialmente em quadros álgicos e neurológicos, surgindo este workshop no âmbito da disciplina de Ensino Clínico da licenciatura em Acupunctura, lecionada no Campus de Vila Nova de Gaia.  

Os objetivos visados são justamente dar a conhecer a craniopunctura enquanto terapêutica, dar a conhecer três técnicas de craniopunctura, explicar quais os seus usos clínicos e como aplicá-la na prática clínica.

O workshop estará dividido em duas partes. A primeira parte decorrerá no dia 7 de maio, entre as 10h00 e as 12h00 e entre as 14h00 e as 17h00, e a segunda parte no dia 28 de maio, nos mesmos horários. Visto fazer parte do ensino clínico, a iniciativa contará com a presença de pacientes, permitindo assim a aplicação prática da aprendizagem desenvolvida.

O evento é organizado tanto no formato presencial (20 vagas) como online (100 vagas), sendo nesta modalidade acessível através da plataforma Teams. A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia através do formulário abaixo.

A orientação do workshop estará a cargo de Paula Sousa, licenciada em Ensino de Física e Química e especialista em medicina tradicional chinesa, pela UMC. Tem formação em craniopunctura – Shunfa, lecionada pelo Dr. Jiao Shunfa; formação em ZSA (Zhu Scalp Acupuncture – nível básico e avançado), lecionada pelo Dr. Zhu Qi Ming; e formação em YNSA (Yamamoto New Scalp Acupuncture), lecionada pelo Dr. David Bomzon.

A formadora detém igualmente um estágio clínico no Hospital Zione, na Clínica PNIMA, em Haifa (Israel); formação no estilo Kiko Matsumoto Método de Mukaino Teoria de Canais – Wang Ju Yi; acupunctura ortodoxa do Mestre Tung Amir Mekaiten / Wei Chieh Young; e formação Kampoo e Fukushin.

PROGRAMA

  • Três técnicas de craniopunctura: Shunfa; ZSA (Zhu Scalp Acupuncture) e YNSA (Yamamoto New Scalp Acupuncture)
  • Neuroanatomia
  • Partilha de experiência clínica
  • Apresentação de uma área nova para atuação em digeusia

Erro: Formulário de contacto não encontrado.