Webinar: reorganizar os processos de supervisão clínica

Webinar: reorganizar os processos de supervisão clínica

A supervisão clínica assume um papel cada vez mais importante para a prática clínica, visto que o seu principal objetivo é proporcionar condições para o desenvolvimento profissional e pessoal dos profissionais de saúde, ao mesmo tempo que desperta a capacidade de reflexão sobre a ação, de forma a criar uma prática mais segura e de qualidade.

Neste webinar – organizado pelo Instituto Piaget de Vila Nova de Gaia e agendado para 1 de julho, às 18:30 horas – um enfermeiro, uma psicóloga, um médico e um fisioterapeuta abordam as diferentes vertentes da supervisão clínica, com moderação da Prof.ª Carla Pinho.

Este será o primeiro debate de um ciclo dedicado à reflexão sobre a supervisão clínica em tempos de pandemia.

O webinar tem acesso livre para todos os interessados, mediante inscrição.

PARTICIPANTES

Fernando Alves

Mestrado em Ciências de Enfermagem. Especialização em Enfermagem Médico-cirúrgica. Título Especialista na área científica de Enfermagem. Enfermeiro Graduado no Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho, EPE. Supervisor dos Ensinos Clínicos da licenciatura em Enfermagem no Instituto Piaget de Vila Nova de Gaia.

Ana Sousa

Licenciada em Psicologia (F. P. C. E. U. P.). Pós-graduada em Manuais de Tratamento Comportamental e Cognitivo para Perturbações do Adulto” (UCAE). Mestre em Psicologia, na área de especialização em Psicologia Escolar (IEC – Univ. Minho). Psicóloga clínica no ACES Entre Douro e Vouga I: Feira/Arouca. Membro da Direção da Sociedade Portuguesa para o Estudo da Saúde Mental (SPESM). Membro do Grupo de Intervisão de Psicólogos Comunitários do Concelho de S. M. Feira. Supervisora clínica do Instituto Português de Psicologia.



Davy Fernandes

Médico Interno de Saúde Pública do ACeS Feira/Arouca. Membro da Comissão de Médicos Internos de Saúde Pública da Zona Norte. Aluno do Mestrado de Saúde Pública da Escola Nacional de Saúde Pública.

José Luís Sousa

Doutoramento em Epidemiologia e Saúde. Mestrado em Ciências do Desporto – Atividade Física Adaptada. Licenciatura em Fisioterapia. Coordenador da Licenciatura e Supervisor dos Ensinos Clínicos em Fisioterapia no Instituto Piaget de Vila Nova de Gaia. Exerce funções como fisioterapeuta no serviço de Medicina Física e Reabilitação do Centro Hospitalar do Porto, estando atualmente na categoria de Técnico Principal.

Carla Pinho

Doutoramento em Didática e Formação – Ramo de Supervisão. Mestrado em Ciências de Enfermagem e Especialista em Enfermagem de Saúde Comunitária. Pós-Graduada em Supervisão Clínica, Administração de Serviços de Saúde e Gestão de Recursos Humanos. Competência acrescida em Supervisão Clínica em Enfermagem – Ordem dos Enfermeiros. Enfermeira no ACES Feira/Arouca (UCC Feira) e Coordenadora da Equipa para a Prevenção em Violência Feira/Arouca. Supervisora dos ensinos clínicos da Licenciatura em Enfermagem do Instituto Piaget de Vila Nova de Gaia.