Webinar: Infertilidade

Webinar: Infertilidade

Depois da hipertensão e da ansiedade, é agora a vez de o ciclo de conferências online 60 minutos de formação em saúde integral se debruçar sobre uma outra patologia cada vez mais comum na nossa sociedade: a infertilidade.

Assim, o webinar a realizar no próximo dia 23 de julho, a partir das 18 horas, terá como título Infertilidade: causas, tratamentos e abordagem complementar e abordará uma questão que tem vindo a tornar-se cada vez mais relevante pela baixa natalidade em Portugal e pelo aumento dos casos de infertilidade, cujos factores podem ser variados.

A infertilidade será abordada segundo uma perspectiva integrada, numa área que pode beneficiar em muito das medicinas complementares, conhecidas em Portugal como Terapêuticas Não Convencionais. Ficaremos, assim, a conhecer as principais causas de infertilidade e os seus mecanismos, tratamentos e métodos simples complementares que poderão auxiliar no tratamento desta patologia.

Este ciclo de conferências, organizado pelo Instituto Piaget de Vila Nova de Gaia, compreende quatro debates que abrangem diferentes especialidades médicas e nos quais a audiência poderá obter uma perspetiva de diferentes patologias segundo a medicina convencional e na ótica da medicina tradicional chinesa. Desta forma, poderá também entender melhor como ambas as medicinas se complementam e podem ser integradas nos diferentes serviços de saúde.

webinar tem acesso gratuito nesta página.

 

PARTICIPANTES

Giovanna Franconi

Licenciada em Medicina. Especialista em medicina interna. Doutorada em patofisiologia de coração e pulmão. Mestre em andrologia e medicina sexual. Mestre em integração da medicina convencional e medicina tradicional chinesa. Licenciatura em Acupunctura pela Xin Shu School. Coordenadora do Mestrado em Acupunctura, da Universidade de Tor Vergata, Roma. Professora assistente de medicina interna na Universidade de Tor Vergata, Roma. Professora no mestrado de Medicina Tradicional Chinesa em fertilidade natural e em reprodução assistida da Medical Association of Bolognese Acupuncturists, Bologna, Italia. Diretora técnica e chefe do serviço de endocrinologia do Hospital e Universidade de Tor Vergata, Roma. Membro do CHETCH, consortium “China and Europe Taking care of healthcare solutions”, da União Europeia. Membro do quadro editorial da revista indexada “European Journal of Integrative Medicine”. Revisora na revista indexada “American Journal of Reproductive Immunology” and“Human Reproduction”. Foi diretora técnica e Chefe da clínica de acupunctura para tratamento de infertilidade masculina. Membro do Consortium “Good Practice in Tradicional Chinese Medicine-research in the Post-genomic Era”, da União Europeia. Secretária científica do comité orientador do projeto da Federação Mundial das Sociedades de Medicina Chinesa (WFCMS). Investigadora em diferentes áreas das ciências médicas e da medicina tradicional chinesa. Conta já com mais de 30 artigos publicados. É frequentemente convidada como oradora em congressos, conferências e workshops internacionais.

Maria João Santos

Mestre em Medicina Tradicional Chinesa pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto. Doutoranda em Ciências Biomédicas – ICBAS-UP. Especialização em Medicina Comportamental – Barcelona. Curso de Medicina Chinesa, Acupunctura e Fitoterapia – APA-DA e Universidade de Medicina Chinesa. Curso avançado em Medicina Tradicional Chinesa da Deutsche Gesellschaft für Traditionelle Chinesische Medizin – Heidelberg, Alemanha. Coordenadora e docente do Curso de Licenciatura de Acupunctura do Instituto Piaget de Vila Nova de Gaia. Oradora em diversos congressos nacionais e internacionais no âmbito da medicina integrativa, tendo já publicado vários artigos em revistas científicas indexadas. É ainda membro da German-Chinese Research Foundation for Traditional Chinese Medicine. Exerce a sua prática clínica como especialista de Medicina Tradicional Chinesa no Instituto de Neurociências Prof. Dr. Manuel Laranjeira e na consulta de Acupunctura do Hospital Privado de Alfena.