Webinar: Hipertensão

Webinar: Hipertensão

O Instituto Piaget de Vila Nova de Gaia realiza, no próximo dia 8 de julho, pelas 16 horas, um webinar subordinado ao tema: Hipertensão, evidências e potenciais mecanismos.

O evento, moderado por Maria João Santos, insere-se no âmbito de um ciclo de 4 conferencias online, cujo titulo é 60 minutos de formação em saúde integral e que abrangem diferentes especialidades médicas.

Será, assim, possível ficar a conhecer as diferentes patologias, nas perspetivas da medicina convencional e da medicina tradicional chinesa (MTC) para melhor entender como as duas se complementam e se podem integrar nos diferentes serviços de saúde.

Neste webinar, será abordada, especificamente, uma das patologias mais prevalentes em Portugal – a hipertensão, que está associada a programas prioritários da Direção-Geral de Saúde. Nele serão descritas as evidências e os mecanismos de ação na prevenção e tratamento da hipertensão, segundo ambas as medicinas.

Acesso gratuito para todos os interessados neste link.

 

PARTICIPANTES

Henry Johannes Greten

Professor da Universidade do Porto, é considerado um dos principais especialistas em acupuntura e MTC na Europa. Licenciou-se em Medicina pela Universidade de Heidelberg e doutorou-se também em Medicina pela mesma universidade. É ainda licenciado em psicoterapia – gestalttherapie. Foi professor de Anatomia na Universidade de Alberta e na Universidade de Heidelberg e professor de Medicina Tradicional Chinesa na Universidade de Chengdu, Universidade do Porto e Academia Chinesa de Medicina Chinesa, na China. É colaborador, no colégio de acupunctura da O.M.S. e parceiro para a investigação da Beijing Capital University. É Diretor do Instituto de Medicina Chinesa de Heidelberg e da Escola de Medicina Chinesa de Heidelberg. Em 2010 entrou na lista dos 100 melhores médicos da Alemanha e neste mesmo país é considerado o numero 1 na categoria Naturopatia (Classificação oficial oficial na Tina n.º 39/2010)- Publicou mais de 120 artigos em revistas cientificas, 25 livros de referência em medicina chinesa e vários capítulos de livros didáticos. É presidente da Fundação Germano-Chinesa de Investigação e da Sociedade Alemã de Medicina Tradicional Chinesa.

Nuno Correia

Licenciado em Medicina pelo Instituto de Ciências Biomédicas de Abel Salazar. Especialidade em Medicina Interna no Hospital S. João do Porto. Fez estágio no Royal Lancaster Infirmary (Reino Unido), e na Heidelberg School of Chinese Medicine (Alemanha). Exerceu funções no Serviço de Urgência do Hospital S. João (2012-2015). Desde 2015, é médico do quadro do serviço de Medicina Interna do Hospital Privado de Gaia- Trofa Saúde. É Mestre em Medicina Tradicional Chinesa – ICBAS-UP, Medicina Personalizada/Funcional – Institute for Functional Medicine e Nordic Clinic). Foi docente voluntário de Semiótica Médica na FMUP; docente convidado da disciplina opcional de ”Introdução as Medicinas Alternativas e Complementares” do ICBAS-UP; Professor Adjunto Convidado da disciplina de Patologia Geral da Escola Superior de Enfermagem do Porto. Tem várias publicações científicas na área da Medicina e na área da Acupuntura/Medicina Tradicional Chinesa, com várias apresentações orais ou em forma de póster em reuniões científicas. Atualmente, é docente convidado na disciplina de Patologia e Ciências Clínicas aplicadas à Acupuntura, da Licenciatura em Acupuntura do Instituto Piaget de Vila Nova de Gaia.