Webinar: Exercício Físico e Saúde

Webinar: Exercício Físico e Saúde

O Instituto Piaget de Viseu levará a cabo no próximo dia 25 de junho, pelas 14 horas, um webinar com o objetivo de debater o tema Exercício Físico e Saúde.

A prática de exercício físico em Portugal encontra-se ainda abaixo das estatísticas europeias.

O período de pandemia provocado pela COVID-19 levou a uma diminuição da atividade física dos portugueses face aos dados apresentados pelo inquérito nacional de saúde 2014, que indicava que 60% dos homens e 70% das mulheres não praticavam exercício físico.

Consciente da importância crescente de que se reveste a formação nesta área para a saúde coletiva da população portuguesa, o Instituto Piaget de Viseu inclui já na sua oferta formativa um CTeSP (Curso Superior Técnico Profissional) de Exercício Físico e Saúde.

Nesta mesa redonda virtual, moderada pela Prof.ª Sandra Gagulic, um leque de especialistas com vasta experiência profissional nesta área analisará a importância do exercício físico para uma vida equilibrada e saudável.

O webinar terá acesso gratuito para todos os interessados, através de inscrição.

 

OBJETIVOS

  • Contribuir para o aumento da qualidade dos serviços prestados e consequentemente para o aumento da pratica de exercício físico;
  • Aumentar a literacia em saúde sobre os benefícios da prática de exercício físico estruturada e supervisionada por profissionais qualificados;
  • Fomentar a importância do técnico profissional de exercício físico.

PARTICIPANTES

Filipe Ferreira

Licenciado em Educação Física pelo IESF; Professor convidado no IESF; Professor de Ed. Física no 1º ciclo em 2012 Especialista em Nutrição; Presidente, Diretor e Técnico da Associação Juvenil de Karaté de Portugal; 5.º Dan Karaté Wado Ryu; Treinador de Karaté Grau II; Criador do Canal SenseiSpirit, para a disseminação dos valores das Artes Marciais.

Pedro Veloso

Licenciado em Desporto pelo Instituto Politécnico da Guarda; Treinador de Karaté de Grau I; Responsável técnico por 4 Clubes de Karaté;

Carolina Vila Chã

Professora adjunta no Instituto Politécnico da Guarda, na área da Atividade Física e Bem-Estar. Licenciada em Desporto e Educação pela Faculdade de Desporto da Universidade do Porto e realizou o doutoramento Europeu em Engenharia Biomédica na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto em colaboração com a Universidade de Aalborg (Dinamarca), onde realizou a parte experimental na área da avaliação eletrofisiológica da função neuromuscular. Atualmente é membro efetivo do Centro de Investigação em Desporto, Saúde e Desenvolvimento Humano (CIDESD) e colabora com o centro Age.Comm. Tem várias publicações científicas, nomeadamente no campo das adaptações neuromusculares ao treino. Mais recentemente tem estado dedicada ao desenvolvimento e implementação de projetos I&D, nacionais e europeus, na área da atividade física, aptidão física e capacidade funcional da população idosa. As suas principais áreas de interesse centram-se no estudo das adaptações neuromusculares ao treino motor e suas implicações para a funcionalidade do indivíduo, em particular do indivíduo idoso.

Carlos Tavares

Fisioterapeuta; Mestre em Movimento Humano – Fisioterapia; Professor adjunto no Instituto Piaget de Viseu; Responsável Técnico da FisioCoimbra.

 

PROGRAMA

  • 14:00 Abertura
  • 14:30 Aptidão física e saúde implicações para o exercício físico
  • 15:00 Exercício físico e saúde – adaptações ao treino
  • 15:30 Exercício físico em populações específicas
  • 16:00 Encerramento