O Instituto Piaget é uma Cooperativa para o Desenvolvimento Humano Integral e Ecológico, criada por escritura pública em 1979.
Ao longo de mais de 40 anos o Instituto Piaget tem consolidado, de forma integrada, o ensino superior, a investigação e a intervenção comunitária nas áreas geográficas dos seus campi, através das Escolas e Institutos Superiores que tutela, numa perspetiva abrangente e plural, onde se privilegia a criatividade, a inovação e a responsabilidade, norteando toda a sua atividade pelo respeito pelos valores humanos fundamentais e pela sua inclusão na formação pessoal e intelectual de cada diplomado.
O projeto do Instituto Piaget não se confina a Portugal, estendendo a sua atividade além-fronteiras. É uma instituição com uma crescente dimensão internacional, própria ou resultante de parcerias, economicamente sustentável, empreendedora e aberta a novas oportunidades, claras e consistentes no quadro dos seus princípios constitutivos. Desde 1999 que está presente nos países lusófonos, estando atualmente em Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau e Moçambique.
Sempre atento aos problemas das comunidades envolventes nos seus polos de atuação, o Instituto Piaget delineia medidas de intervenção que propõe, por si ou em associação com instituições da sociedade civil, criando outras entidades — por sua iniciativa — para agilizar as suas ações e estabelecer pontes entre o Instituto Piaget e a comunidade.
Missão
Criar e difundir o conhecimento, sem restrições de áreas científicas, e os valores humanos fundamentais num espírito de abertura, solidariedade e respeito por pessoas e povos.
Visão
Contribuir para o desenvolvimento humano e social através da criação e consolidação de Unidades que implementam projetos de educação e formação, de investigação científica e disseminação cultural, e de intervenção comunitária, de forma inter e transdisciplinar, assentes na liberdade científica, pedagógica e criativa, na proximidade, nos valores humanos fundamentais e no trabalho em rede.
Valores
O projeto institucional consagra, nos seus estatutos, a participação ativa no desenvolvimento humano, integral e ecológico dos diferentes grupos etários e sociais em cada sociedade, e das
diferentes etnias, comunidades e povos. Assim, o IP prossegue a sua missão norteada pelos seguintes valores:
- Respeito e valorização das pessoas;
- Cooperativismo e responsabilidade social;
- Ética e integridade;
- Liderança responsável;
- Qualidade e melhoria contínua;
- Inovação e criatividade;
- Envolvimento com as comunidades locais, nacionais e internacionais.
Código de Conduta
Código de conduta do Instituto Piaget
Eixos Estratégicos
Ser desde logo referência sólida em todos os projetos educativos, consolidar a oferta formativa existente e alargar a oferta formativa graduada, pré e pós-graduada, bem como intensificar a aposta na formação contínua e profissional. Tal passará também pela apresentação de novos cursos à A3ES e à DGES.
Neste âmbito pretende gerar parcerias estratégicas e protocolos de colaboração, catapultar o intercâmbio de docentes entre os estabelecimentos da rede Piaget, mas também com outras instituições, incrementar a mobilidade de estudantes internacionais, dos países da CPLP e da Europa.
Objetivo Central
Reforço dos projetos educativos de cada instituição e de cada Campus através de:
- Consolidação da oferta formativa
- Criação de Formação Graduada e Pré-Graduada
- Criação de Formação Pós-Graduada
- Criação de Formação Contínua e Profissional
Impulsionar e aumentar as ações/projetos dos Campi neste âmbito, com parcerias úteis na sua área de ação, de vertente social e económica, que contribuam não só de forma simbiótica para o serviço à comunidade, mas também como plataforma de aprendizagem, difusão e prática de conhecimento e ainda como forma de captação de receitas em áreas afins.
Objetivo Central
Aumento dos projetos de intervenção/extensão através de parcerias no contexto social e económico direto de cada Campus e entre Campus.
Reforçar a consciência da dinâmica da investigação, enquanto propulsora do conhecimento e de competência científica. Neste âmbito, incrementar o número de projetos de investigação nas áreas científicas das Instituições de Ensino Superior, promover a criação de equipas multidisciplinares entre Campi e a participação em equipas e projetos de abrangência internacional.
Pretende-se também promover a produção de artigos e a participação em congressos, de reconhecida mais-valia para a projeção individual e institucional.
Objetivo Central
Incremento dos projetos de investigação e da produção científica nas principais áreas científicas dos cursos, com enfâse para as parcerias entre Campus, nomeadamente através da sua unidade de investigação – RECI.
Neste âmbito prevê-se consolidar e alargar a aplicação do Sistema Interno da Garantia da Qualidade, com a atualização progressiva do Manual da Qualidade e a aplicação a breve trecho dos diversos subsistemas de avaliação, medição e respetiva divulgação de resultados.
Objetivo Central
Alargar a aplicação do Sistema Interno da Garantia da Qualidade.
Visa a gestão sustentada dos recursos físicos e humanos, a sua melhoria e estabilização.
Neste âmbito terá destaque: a implementação dos Estatutos da Carreira Docente, a atualização do parque informático o aumento dos recursos bibliográficos e o alargamento de acesso da rede VPN a docentes e alunos.
Estão também previstas algumas obras de melhorias dos edifícios e a atualização de material de laboratório, bem como a alienação de algum património redundante em relação ao core business institucional.
Objetivo Central
Melhoria das Infraestruturas e estabilização do corpo docente e não docente.
Reforçar a presença do Instituto Piaget a nível internacional e reforçar a dinamização de parcerias e intercâmbios a nível de ensino e investigação, quer entre os parceiros do grupo, quer com outras entidades internacionais.
Neste âmbito julga-se ser uma mais-valia a partilha de professores, a organização de seminários conjuntos online e por videoconferência; o desenvolvimento de ofertas de ensino de dupla certificação, a aposta na mobilidade de estudantes, em articulação com o Gabinete de Relações Internacionais, o recrutamento de estudantes para continuação de estudos em áreas afins que não constituam concorrência direta; a construção de publicações e projetos de investigação em parceria e a partilha de know-how tecnológico; a divulgação digital das informações que facilite a acessibilidade global.
Também aqui será crucial a aposta que a instituição terá de fazer no desenvolvimento de plataformas e meios que fomentem a proficiência das línguas portuguesa e inglesa.
Objetivo Central
Aumentar o reconhecimento da instituição ao nível internacional e as parcerias e intercâmbios, com os parceiros do grupo e com outras entidades internacionais
Consolidação da área da coresponsabilidade para o desenvolvimento social, humano, ecológico das sociedades como parte da afirmação da estratégia da instituição. Procurar-se-á implementar e promover um conjunto de iniciativas e boas práticas, num espírito preocupado, responsável e participativo, para o qual será criado o Gabinete de Responsabilidade Social.
Objetivo Central
Organizar e aumentar as iniciativas e boas práticas na área da responsabilidade social, num espírito preocupado, responsável e participativo, crucial na afirmação da estratégia da instituição.