Vem aí leituras sem fronteiras no feminino

Vem aí leituras sem fronteiras no feminino

A Semana da Igualdade de Género, promovida pelo Instituto Piaget, prossegue esta terça-feira, dia 9 de março, com uma tertúlia online dedicada às “Leituras sem fronteiras no feminino”. A proposta é para uma conversa alargada em torno da figura da mulher-escritora, da mulher-personagem e de visões no feminino, ou sobre o feminino, a partir de obras literárias de diversos espaços da CPLP.

Esta tertúlia, que surge numa parceria entre o Plano Nacional de Leitura e a Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada, começa às 21h00, e pode ser seguida em direto no nosso Facebook ou na plataforma Zoom. Pode inscrever-se já clicando aqui.

Neste serão, que se pretende inspiracional temos o gosto de ter connosco Isabel Marques (na qualidade de moderadora), especialista em Leitores adultos no Plano Nacional de Leitura (PNL2027), Sara Mourato, consultora linguística da Ciberdúvidas – ISCTE, e Alda Bernardes, docente na Escola Superior de Educação de Almada.

Vão estar, também, na “mesa” virtual das convidadas algumas estudantes e ex-alunas do Instituto Piaget: Maria Elizandra de Oliveira (estudante do 3º ano de Educação Básica, de Cabo Verde); Rita Lubange (estudante do 2º ano do Mestrado em Educação – MEB, de Angola); Lígia Silva (estudante do 2º ano Mestrado em Educação, de Portugal); Stefania Brito, (ex-estudante do Mestrado em Educação); Raquel Soares, (estudante do 2º ano Mestrado em Educação – MEB); e Solange Almeida (estudante do 2º ano Mestrado em Educação – MEB, estas três últimas oriundas do Brasil).

Baseando-se em autores e textos selecionados pelas estudantes e que representem a mulher do seu país e/ou região, neste evento procura-se relacionar a narrativa com outros aspetos da cultura, como a música ou a dança, e salientar a leitura como um processo interativo em que os momentos de interpretação dos textos serão complementados pela descoberta do significado das palavras que os compõem.

Veja o programa completo da Semana da Igualdade de Género, com temas e horários, aqui.

Todos os interessados em requerer um Certificado de Presença devem também disponibilizar os seus dados através deste link.