Uma reflexão sobre os livros de receção infantil

Uma reflexão sobre os livros de receção infantil

O terceiro dia da Semana da Igualdade de Género, promovida pelo IPiaget, é dedicado aos mais novos. A Tertúlia Leituras Sem Fronteiras vai abordar o tema “O género em livros de receção infantil”.

O evento, organizado pela Escola Superior de Educação de Almada, decorre na quarta-feira, dia 10, a partir das 18h00 em direto no Facebook do Piaget ou na plataforma Zoom. Pode inscrever-se clicando aqui.

À conversa estarão Violante Magalhães, doutorada em Estudos Literários e professora coordenadora convidada na Escola Superior de Educação de João de Deus e Sara Torres, mestranda em Estudos sobre as Mulheres, na Cultura e na Sociedade com as alunas do Piaget Cátia Amaro (licenciatura em Educação Básica), Helena Romana (mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º CEB), Carolina Monteiro (mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º CEB), Raquel Soares (mestrado em Educação), Milena Rafael (mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º CEB), Benvinda Gil (mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º CEB) e a antiga aluna Stefania Brito (mestrado em Educação).

A moderação está a cargo de Ana Leitão, doutorada em História e mestre em Língua e Cultura Portuguesa, professora profissionalizada dos grupos 300 e 320 e adjunta da diretora na ESE de Almada, onde também coordena a licenciatura em Educação Básica.

Num ambiente informal, onde palavras e leituras fluem no desfiar da conversa, a presente tertúlia convida à partilha de textos para crianças, onde a questão da igualdade de género seja refletida ou, pelo contrário, que veiculem estereótipos e expectativas culturais que importa desconstruir, mesmo quando estão patentes de forma sub-reptícia.

Ainda antes de se promover a Educação Literária propriamente dita, em contexto de Ensino Básico, também a Educação Pré-Escolar pode constituir palco da valorização da identidade da criança e da igualdade de género, por meio de abordagens fluidas e espontâneas, mediante o florescimento de situações que ocorram na vida do grupo. Para que semelhante abordagem seja coerente, importa naturalmente que a igualdade de género seja valorizada nas escolhas dos recursos e atividades propostos, nomeadamente ao nível dos textos literários explorados.

Veja o programa completo da Semana da Igualdade de Género, com temas e horários, aqui.

Todos os interessados em requerer um Certificado de Presença devem também disponibilizar os seus dados através deste link