Uma abordagem do desenvolvimento e da aprendizagem na perspetiva das neurociências

Uma abordagem do desenvolvimento e da aprendizagem na perspetiva das neurociências

A Escola Superior de Educação de Almada organiza no dia 29 de janeiro, às 18h00, uma Aula Aberta, em formato online, com o tema “Uma Abordagem do desenvolvimento e da aprendizagem na perspetiva das neurociências”.

 

A Aula será ministrada pelo reconhecido, tanto a nível nacional como internacional, professor, investigador, terapeuta e formador Vítor da Fonseca¸ professor catedrático da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa.

 

Nesta Aula Aberta, o Professor Dr. Vítor da Fonseca irá ajudar-nos a descobrir e compreender um dos processos mais admiráveis de que somos parte: a evolução da espécie humana e o desenvolvimento individual enquanto espelho de um processo de mudança nas relações corpo-motricidade-cérebro-mente. Uma mudança que ocorre, conforme explica o professor, “da imaturidade à maturidade, da imperícia à perícia, ou seja, do gatinhar ao andar, da lalação à articulação, do ato ao pensamento, do gesto à palavra, e da leitura à escrita”.

 

Psicopedagogo e psicomotricista, Vítor da Fonseca tem tido responsabilidade clínica ao longo de mais de quatro décadas em vários centros de observação e reeducação psico-educacional. Desenvolve ações de formação há vários anos com professores, psicólogos, médicos e terapeutas, quer em Portugal quer no estrangeiro. É igualmente autor de várias obras e artigos nos domínios da psicomotricidade, da antropologia, das perturbações do desenvolvimento, das dificuldades de aprendizagem, da estimulação precoce, da educação especial, da psicopedagogia, da neuropsicologia e da educação cognitiva.

 

O evento contará com a moderação do docente Domingos Rasteiro, professor convidado na Escola Superior de Educação de Almada e no ISEIT, onde rege unidades curriculares nas áreas da Educação Especial, das Necessidades Educativas Especiais e da reabilitação.

 

Esta Aula Aberta, dirigida em primeira linha aos estudantes do Instituto Piaget, interessa igualmente aos profissionais que lidam com as áreas do desenvolvimento e da aprendizagem, estando também aberta ao público em geral. O evento realizado via online poderá, como sempre, ser acompanhado na nossa página de Facebook. Para acesso ao chat do evento e à área de Q&A, deverá ser efetuado o registo – grátis – neste link.