Suplementação nutricional em oncologia e cuidados paliativos

Suplementação nutricional em oncologia e cuidados paliativos

A doença oncológica e os tratamentos a ela associados refletem-se frequentemente na deterioração do estado nutricional.

A prevenção da deterioração do estado nutricional ou a recuperação do mesmo nem sempre é conseguida com recurso à otimizaçao da alimentação habitual, sendo frequentemente necessário recorrer a suplementos nutricionais seguros e que preencham as necessidades energéticas e nutricionais do doente. Torna-se, por isso, pertinente conhecer os produtos disponíveis e as suas indicações e limitações de uso, bem como os cuidados a ter com a sua utilização e ainda ter oportunidade de degustar alguns produtos disponíveis.

Na sequência do Projeto “Qualidade de Vida até ao Final” – desenvolvido no Instituto Piaget de Viseu e vencedor do Orçamento Participativo Jovem de Viseu 2017 – e também das comemorações do 40.º aniversário do Instituto Piaget, será realizado no Campus de Viseu, o curso subordinado ao tema: “Suplementação Nutricional em Oncologia e Cuidados Paliativos“.

A formação estará a cargo da Dr.ª Ana Isabel Ferreira, nutricionista no Hospital CUF de Viseu e docente na unidade curricular “Nutrição Artificial e Suporte Nutricional”, da Licenciatura em Ciências da Nutrição.

O evento ocorrerá no dia 29 de junho, das 10H00 às 12H00. Tem entrada livre, mediante inscrição prévia.

Destinatários

  • Estudantes e profissionais de Psicologia, Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição e Medicina, doentes oncológicos, seus familiares, cuidadores e outros interessados na temática.

Objectivos

Este curso tem como objetivo principal contribuir para a otimização do estado nutricional dos doentes oncológicos. Tem ainda como objetivos específicos:

  • informar os participantes da diversidade de suplementos nutricionais existentes;
  • informar das indicações, contra-indicações e limitações da utilização dos suplementos nutricionais;
  • promover a degustação de alguns produtos existentes à venda.

Programa

  • Vias de administração
  • Suplementos modulares e suplementos completos / substitutos de refeições
  • Indicações e contra-indicações
  • Suplementos para doenças específicas
  • Degustação de produtos

Informações

Inscrição

As inscrições para este evento estão encerradas.