Página não encontrada – Site Oficial do Instituto Piaget https://ipiaget.org O Futuro Certo, Próximo de Ti! Thu, 14 Mar 2024 10:44:21 +0000 pt-PT hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.4.3 https://ipiaget.org/wp-content/uploads/2018/03/cropped-INSTITUTO-PIAGET-512px-32x32.png Página não encontrada – Site Oficial do Instituto Piaget https://ipiaget.org 32 32 Piaget associa-se à celebração do Dia Internacional da Matemática https://ipiaget.org/piaget-associa-se-a-celebracao-do-dia-internacional-da-matematica/ Thu, 14 Mar 2024 10:44:19 +0000 https://ipiaget.org/?p=29788 Se março é chamado o mês da matemática, o dia 14 é oficialmente reconhecido como o Dia Internacional da Matemática. A proclamação data de novembro de 2019 e foi feita na 40ª Conferência Geral da UNESCO, oficializando o facto de em muitos países o dia 14 de março (3/14) já ser celebrado como o Dia do Pi (π) = 3,14…

Este ano, o tema internacional do dia 14 de março é “Brincando com a matemática” e também o Instituto Piaget se associa à efeméride com vários eventos concentrados ao longo do mês:

  • Dia 15 de março – O docente Hélder Pinto, que é também o gestor da Qualidade do nosso Campus de Vila Nova de Gaia e investigador do Insight, irá ao Agrupamento de Escolas de Castelo de Paiva fazer o Workshop “Matemática Recreativa: atividades ‘Fora da Caixa’”. O programa inclui 2 sessões: uma dirigida aos estudantes do 2º ciclo e do 7º ano; outra para os alunos dos cursos profissionais.
  • Dia 23 de março – A Escola Superior de Desporto e Educação (ESDE) Jean Piaget de Vila Nova de Gaia organiza, a partir das 9h, o evento “Primeiros Encontros Pedagógicos – Matemática: o que fazer com ela?” com os convidados Pedro Palhares, da Universidade do Minho, e Andreia Hall, da Universidade de Aveiro. O evento é de acesso gratuito, mas com inscrição obrigatória. Quem pretender participar pode registar-se clicando AQUI.
  • Dia 7 de março – Chegou às livrarias o livro “Não fiques de fora de jogo na Matemática”, com a chancela da Federação Portuguesa de Futebol, e da autoria dos nossos docentes Hélder Pinto, Ângelo Silva, Celestino Magalhães e Alcina Figueiroa. O objetivo da obra é transportar o entusiasmo do futebol para uma disciplina que é, muitas vezes, considerada pouco atrativa. Assim, o livro oferece uma abordagem futebolística ao novo programa de Matemática do 6º ano de escolaridade, com dezenas de exercícios e respetivas soluções. 
]]>
Innovalearning: Piaget investe em infraestrutura inovadora para a formação de docentes https://ipiaget.org/innovalearning-piaget-investe-em-infraestrutura-inovadora-para-a-formacao-de-docentes/ Sun, 10 Mar 2024 18:28:28 +0000 https://ipiaget.org/?p=29765 O Instituto Piaget está na vanguarda da formação de docentes, preparando-os para o futuro da educação com o Innovalearning: Future Inovative Educational Learning Space.

Este laboratório inovador permite que os futuros professores vivenciem e experimentem metodologias ativas com a integração de pedagogias inovadoras, como a Realidade Virtual, nas suas práticas pedagógicas.

No Innovalearning, os nossos estudantes desenvolvem competências cada vez mais essenciais para o ensino, como a capacidade de criar ambientes de aprendizagem interativos e personalizados, de utilizar tecnologias digitais de forma eficaz, e de promover a autonomia e a criatividade dos alunos.

Entre as metodologias ativas que são vivenciadas destacam-se a aprendizagem baseada em projetos, a aprendizagem baseada em problemas e a gamificação, todas elas colocando o aluno no centro do processo de aprendizagem. O resultado final é a criação de experiências de aprendizagem mais imersivas e motivadoras para os alunos.

No Instituto Piaget acreditamos que a formação de docentes é a chave para uma educação de qualidade. É, por isso, que investimos em infraestruturas inovadoras, como o Innovalearning, que permitem aos futuros professores desenvolver as competências e habilidades necessárias para serem agentes de mudança na educação.

]]>
Reflexões da pandemia Covid-19: o papel das TIC no apoio a crianças e jovens com Perturbação do Espetro do Autismo https://ipiaget.org/reflexoes-da-pandemia-covid-19/ Tue, 27 Feb 2024 13:45:00 +0000 https://ipiaget.org/?p=29700 A recente crise de saúde pública associada à Covid-19 introduziu desafios significativos para crianças e adolescentes com Perturbação do Espetro do Autismo (PEA). A PEA é uma condição neurodesenvolvimental, caracterizada por dificuldades na comunicação social e pela presença de interesses e atividades restritos, e de padrões de comportamento repetitivos e inflexíveis (APA, 2013).

De acordo com o estudo de revisão sistemática proposto por Almeida et al. (2023), o contexto pandémico evidenciou impactos substanciais no desenvolvimento psicossocial desta população específica, afetando diversas áreas, tais como o comportamento, a saúde mental e a rotina diária. Essa situação ocorreu principalmente devido à interrupção de serviços presenciais e às dificuldades na gestão da vida quotidiana, encontradas nos contextos familiar e escolar.

O confinamento e o isolamento social, causaram o agravamento associado às dificuldades de comunicação e aos comportamentos repetitivos. Registaram-se alterações de comportamento, humor e na dinâmica familiar, bem como o impacto nas relações sociais, de acordo com pais e outros agentes educativos (Givigi et al., 2021). Os processos de aprendizagem também sofreram comprometimentos ao nível da realização das tarefas propostas e das interações sociais (Ameis et al., 2020).

Em resposta a estes desafios, as TIC (tecnologias de informação e comunicação) desempenharam um papel relevante no apoio às crianças/adolescentes com autismo ao longo da Covid-19. Segundo Chinchay et al. (2023), as TIC podem potenciar estratégias de apoio a este público, durante períodos semelhantes de interrupção, de epidemias/pandemias que se possam verificar no futuro.

Alguns autores discutem a criação de soluções tecnológicas para orientação familiar, demonstrando como o suporte digital pode ser benéfico para prestar apoio a crianças/adolescentes com PEA e suas famílias (Lustosa et al., 2023). Este apoio pode ser concretizável ao nível da comunicação à distância, aprendizagem, gestão emocional, estimulação de funções executivas, atividades da vida diária, atividade física e motricidade (Chinchay et al., 2023).

As TIC revelam-se assim, como ferramentas promissoras e com potencial para o desenvolvimento e inclusão de crianças e jovens com PEA, oferecendo recursos inovadores que auxiliam no seu desenvolvimento e rotina (Chinchay et al., 2023). Com a evolução dos recursos digitais, sugere-se que estes podem ser aliados para melhorar a qualidade de vida de crianças e jovens diagnosticados com PEA e garantir estratégias cada vez mais eficazes e adaptadas às suas necessidades e às das suas famílias, procurando mitigar impactos negativos na saúde e bem-estar.

No entanto, o desenvolvimento destas soluções ainda carece de reflexão em termos de criação de condições de acesso digital destas soluções às famílias, formação e capacitação nas ferramentas TIC, apoio profissional individual para potencializar ambientes educativos estruturados, bem como formas de promover a disponibilidade dos cuidadores em casa, para apoiar as crianças/jovens com PEA, sem prejudicar e/ou restringir a sua atividade profissional.

Referências

Almeida, A. R., Oliveira, R. M. F. de, Mantovani, H. B., & Rocha, A. N. D. C. (2023). Impactos da Pandemia no Desenvolvimento da Criança com TEA: uma Revisão Sistemática. Revista Brasileira de Educação Especial, 29(e0131), 243-260 https://doi.org/10.1590/1980-54702023v29e0131

Ameis, S. H., Lai, M. C., & Mulsant, B. H. (2020). Coping, fostering resilience, and driving care innovation for autistic people and their families during the COVID-19 pandemic and beyond. Molecular Autism, 11(61), 1-9. https://doi.org/10.1186/s13229-020-00365-y

APA (2013). Diagnostic and statistical manual of mental disorders (5th ed.). American Psychiatric Publishing.

Chinchay, Y., Torrado, J. C., Gomez, J., & Montoro, G. (2023). Towards more supportive ict for children with autism spectrum disorders: Lessons learned from covid-19 pandemic. Behaviour & Information Technology, 1-20. https://doi.org/10.1080/0144929X.2023.2268734

Givigi, R. C. do N., Silva, R. S., Menezes, E. da C., Santana, J. R. S., & Teixeira, C. M.P. (2021). Efeitos do isolamento na pandemia por COVID-19 no comportamento de crianças e adolescentes com autismo. Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental, 24(3), 618–640. https://doi.org/10.1590/1415- 4714.2021v24n3p618.8 Lustosa, I. S., Gama, L. M. C., Carvalho, S. de A., & Okano, M. T. (2023). Apoio digital ao autismo: prototipagem de um aplicativo para orientação familiar. South American Development Society Journal, 9(27), 87-108. https://doi.org/10.24325/issn.2446-5763.v9i27p87-108


Renata Monteiro

Estudante do 2º ano da licenciatura em Psicologia do ISEIT/Viseu e membro do SI-PSI – Programa de Iniciação Científica para Estudantes de Psicologia do ISEIT/Viseu

Isabel S. Silva

Coordenadora e professora auxiliar da licenciatura em Psicologia do ISEIT/Viseu; coordenação do Programa SI-PSI do ISEIT/Viseu

Ana Bártolo

Professora auxiliar da Universidade Portucalense; co-coordenação do Programa SI-PSI do ISEIT/Viseu

]]>
ESS/JP de Gaia organiza curso sobre prescrição de exercício na fisioterapia https://ipiaget.org/ess-jp-de-gaia-organiza-curso-sobre-prescricao-de-exercicio-na-fisioterapia-2/ Thu, 22 Feb 2024 17:29:44 +0000 https://ipiaget.org/?p=29686 O Instituto Piaget, através da Escola Superior de Saúde Jean Piaget em Vila Nova de Gaia e com o apoio da Clínica Lage & Neto, vai promover um curso de curta duração sobre “Considerações fundamentais de prescrição de exercício na Fisioterapia”. Funcionará em regime presencial e decorrerá no dia 23 de março, com a duração de 8 horas (das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00).

O exercício físico é atualmente uma das principais ferramentas profiláticas e terapêuticas, com um enorme espectro de intervenção e com indicação num alargado número de condições clínicas. Desta forma, o domínio conceptual e operacional da prescrição de exercício é a chave para que o fisioterapeuta, enquanto profissional de saúde com atuação em diferentes âmbitos e contextos, possa prestar um bom cuidado aos cidadãos independentemente de aspetos como a presença (ou não) de patologia de base, dos objetivos da reabilitação ou da faixa etária.

A formação destina-se, em primeira linha, a fisioterapeutas e a alunos de licenciatura em Fisioterapia.

Os objetivos a atingir são:

  • Enquadrar a prescrição de exercício dentro do arsenal de ferramentas de intervenção ao dispor do fisioterapeuta;
  • Dominar conceitos sobre fisiologia do exercício e compreender a sua transferência prática;
  • Compreender e operacionalizar uma adequada parametrização de exercício em vertentes como treino de força, pliometria ou sistemas energéticos;
  • Compreender o exercício numa perspetiva de aquisição de competências e aprendizagem motora;
  • Estabelecer prioridades na prescrição de exercício dentro de uma prática centrada na pessoa.

O formador é João Noura, licenciado em Fisioterapia desde 2017 e doutorando em Fisioterapia na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto. No âmbito profissional, é fisioterapeuta do Leça Futebol Clube e possui experiência em prática clínica privada na Clínica Lage & Neto, em Vila Nova de Gaia.

Esta formação tem o custo de 55€ para estudantes do Instituto Piaget e 65€ para antigos alunos inscritos no CAAP, estudantes de outras instituições de ensino e docentes do Piaget. Para outros profissionais interessados, o curso tem o custo de 75€.

PROGRAMA

Terminologia e prescrição de exercício no Perfil de Competências do Fisioterapeuta

  • O exercício e o Perfil de Competências do Fisioterapeuta;
  • Indicações clínicas do exercício.
  • O exercício como treino dentro do scope de atuação do Fisioterapeuta vs o exercício por Fisioterapeutas em populações saudáveis.

Fisiologia de exercício

  • Enquadramento básico sobre o funcionamento do sistema neuro-músculo-esquelético;
  • Adaptações estruturais, funcionais e sistémicas do exercício.

Parâmetros de prescrição de exercício

  • Princípios básicos de prescrição de exercício;
  • Manipulação de parâmetros de prescrição de exercício em função dos objetivos pretendidos.

Componente Prática

  • Exemplo prático de utilização de exercício;
  • “Exercise for dummies” – simplificar a prescrição de exercício;
  • Experienciar a prescrição de exercício.

INSCRIÇÃO

Faz a tua inscrição AQUI.

]]>
Novas inscrições para o curso sobre competências digitais para psicólogos https://ipiaget.org/novas-inscricoes-para-o-curso-sobre-competencias-digitais-para-psicologos/ Mon, 19 Feb 2024 17:52:37 +0000 https://ipiaget.org/?p=29672 O ISEIT de Viseu vai promover de 9 a 23 de março um curso de curta duração sobre “Competências Digitais no Exercício Profissional dos Psicólogos”. A ação de formação é acreditada pela Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP), dando créditos para a progressão na carreira profissional para todas as especialidades da Ordem.

O curso terá a duração de 20 horas, funcionando em regime b-learning, com apenas 3 horas presenciais (as duas últimas aulas que decorrem no mesmo dia) e 17 horas online. Destina-se, em primeira linha, a psicólogos que sejam membros efetivos da OPP, psicólogos juniores e estudantes do 2º Ciclo de Psicologia.

A ação é desenvolvida pelo Instituto Piaget em parceria com o Centro de Medicina Digital P5, um projeto da Escola de Medicina da Universidade do Minho que tem como propósito a promoção da saúde através do recurso a novas tecnologias.

O objetivo geral do curso é permitir aos formandos adquirir conhecimentos e desenvolver competências para o exercício profissional via remota, através do uso eficaz das ferramentas digitais, com segurança, de forma ética e com bons resultados.

A equipa de formadores é constituída por sete psicólogos e um advogado. Entre os sete psicólogos, quatro são doutorados e há especialistas de várias áreas. Um dos psicólogos possui também uma licenciatura em Engenharia Informática e doutoramento em Ciências da Informação. Três dos psicólogos integram os quadros do nosso parceiro Centro de Medicina Digital P5. A coordenação pedagógica é da responsabilidade do Prof. Dr. Paulo Alves, presidente do Campus de Viseu do Instituto Piaget e também ele psicólogo.

O custo da ação formativa é de 70 euros. À sua frequência e aprovação corresponderá um certificado/diploma emitido pelo ISEIT, em parceria com o Centro de Medicina Digital P5, e com referência aos créditos atribuídos pela Ordem dos Psicólogos Portugueses.

PROGRAMA CURRICULAR

09/03/2021 – Aula 1 – Competências digitais no exercício profissional dos psicólogos | 1 hora – online | Paulo Alves

09/03/2024 – Aula 2 – Tecnologias Interativas e saúde digital | 2 horas – online | Diana Gomes Brito

12/03/2024 – Aula 3 – Comportamento humano, tecnologia e IA | 3 horas – online | Luís Cunha

14/03/2024 – Aula 4 – Comportamento humano, tecnologia e IA | 2 horas – online | Luís Cunha

15/03/2024 – Aula 5 – A psicologia, os psicólogos e a transição digital | 2 horas – online | Cristina Costa Lobo

19/03/2024 – Aula 6 – Cibersegurança e responsabilidades profissionais | 2 horas – online | Rogério Bravo

21/03/2024 – Aula 7 – Intervenção psicológica online | 3 horas – online | Liliana Amorim; Ana Tavares; Inês Fernandes

22/03/2024 – Aula 8 – Discussão casos práticos | 2 horas – online| Liliana Amorim; Ana Tavares; Inês Fernandes

23/03/2024 – Aula 9 – Ética e deontologia na atividade digital dos psicólogos | 2 horas – presencial | Paulo Alves

23/03/2024 | Aula 10 – Avaliação | 1 hora – presencial | Paulo Alves

INSCRIÇÃO

Faz a tua inscrição AQUI através do portal Inforestudante.

Quem já possui um registo no Inforestudante (ex-alunos, alunos, docentes e público participante em eventos anteriores), poderá inscrever-se neste evento através do menu “Candidaturas”, separador “Cursos”, e clicar no final da página em “Nova Candidatura” de “Candidaturas – Outros regimes”. Nesta página e nos botões “Curso” e “Regime” deverá selecionar o nome deste curso a que pretende aceder.

Quem ainda não tenha nome de utilizador no Inforestudante, deverá, primeiro, registar-se como novo utilizador (aplicando-se este procedimento também aos docentes e público em geral que deverão registar-se com um e-mail pessoal/não Piaget). Para se registar no portal, clica AQUI (escolhendo de seguida a opção “Candidatura a Curso/Inscrição em Eventos”).

]]>
Estão abertas pré-candidaturas para mestrados para o próximo ano letivo https://ipiaget.org/estao-abertas-pre-candidaturas-para-mestrados-para-o-proximo-ano-letivo/ Fri, 16 Feb 2024 17:01:42 +0000 https://ipiaget.org/?p=29662 A preparação do próximo ano letivo já está em marcha no Instituto Piaget! Assim, abrimos pré-candidaturas para quatro mestrados, lecionados nos polos universitários de Almada e Viseu, que incluem um pacote significativo de benefícios – de ordem financeira e não só.

As pré-candidaturas estão abertas para os cursos de:

Toma nota das VANTAGENS a que podes aceder se fizeres agora a tua pré-candidatura a algum destes quatro cursos:

# 50% de desconto no valor da matrícula para estudantes externos ao Piaget (ou isenção do pagamento de matrícula para antigos alunos do Piaget inscritos no CAAP e alunos que, à data da pré-candidatura, estejam a frequentar o 3º ano da licenciatura e concluam o seu curso a tempo de se candidatarem ao mestrado na 1ª fase);

# 25% de desconto nas propinas ao longo do 1º ano do mestrado;

# Oferta (100% gratuita) de uma formação de curta duração – que visa dar a possibilidade de aumentar os conhecimentos numa área relacionada com o mestrado, sem custos acrescidos. À pré-inscrição em cada mestrado corresponde a oferta de um curso de curta duração diferente:

Mestrado escolhidoAção de formação incluídaNº horas
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º CEBPrimeiros Socorros Pediátricos25
Exercício e SaúdeTreino da força na gestão do peso20
Psicologia da Educação e AconselhamentoEscrita científica no domínio da Psicologia: dos dilemas à eficácia25
Psicologia Social e das OrganizaçõesPrimeiro Socorros Psicológicos27

O período de pré-candidaturas estará ativo até 29 de março. Os candidatos terão de sinalizar a sua pré-candidatura com um pagamento de 50€ que será posteriormente deduzido quando formalizarem a sua candidatura.

Os descontos associados a esta Campanha Early Bird só serão aplicados aos estudantes que se candidatarem e matricularem efetivamente no mestrado durante a 1ª fase de candidaturas – a iniciar em junho.

Para escolheres o mestrado que te interessa e formalizares online a pré-candidatura, clica AQUI (ou diretamente na página de cada mestrado no nosso site, através das hiperligações acima ativas).

Caso tenhas alguma dúvida, contacta os Serviços Académicos de cada Campus ou envia mensagem pelo nosso nº 808 203 049 (valor de chamada local).

]]>
Curso de Língua Gestual Portuguesa em regime e-learning a partir de Viseu https://ipiaget.org/curso-de-lingua-gestual-portuguesa-em-regime-e-learning-a-partir-de-viseu/ Thu, 15 Feb 2024 15:05:29 +0000 https://ipiaget.org/?p=29617 O Instituto Piaget, através do ISEIT de Viseu, vai promover um curso de curta duração de Língua Gestual Portuguesa. Funcionará em regime e-learning e terá uma duração de 50 horas, estando acreditado pelo CCPFC – Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua (registo de acreditação CCPFC/ACC-122550/24).

A Língua Gestual Portuguesa é uma das três línguas oficiais de Portugal e desenvolve-se através da utilização de movimento corporal, da expressão corporal e facial, da localização e da configuração das mãos que descrevem o que se sente, o que se vê e o que se pensa.

A decorrer entre 11 de março e 13 de maio de 2024, o curso destina-se a educadores de infância e professores do ensino básico e do ensino especial, sobretudo profissionais que trabalhem com pessoas surdas. No fim da formação, os formandos serão capazes de estabelecer uma conversação de nível básico em Língua Gestual Portuguesa, dominar construções gramaticais básicas e tópicos de conversação do quotidiano, como saudações, idade, cores, família e parentesco, dias da semana, meses e estações do ano, género, alimentação, entre outros.

Os objetivos a atingir são:

  • Adquirir vocabulário fundamental;
  • Compreender e utilizar expressões do quotidiano;
  • Utilizar a dactilologia adequadamente e em contexto;
  • Apresentar-se a si próprio e aos outros;
  • Relatar experiências e acontecimentos;
  • Comunicar de forma simples;
  • Compreender o que são gestos icónicos e gestos arbitrários;
  • Sensibilizar os alunos para os desafios que esta comunidade enfrenta no seu dia a dia.

A formadora deste curso é Sofia Isabel Rebelo Carvalho, licenciada em Língua Gestual Portuguesa pela Escola Superior de Educação de Setúbal, com pós-graduação em Educação Especial no Domínio da Audição e Surdez pela Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada e formação profissional especializada na área científica. A formadora é professora de ensino especial, formadora acreditada pelo CCPFC e docente no curso de Pós-Graduação em Educação Especial: Domínio da Audição e Surdez na unidade curricular Língua Gestual Portuguesa.

Esta formação tem o custo de 150€. As sessões decorrerão às segundas e quartas-feiras, entre as 18h00 e as 21h00.

PROGRAMA

Vocabulário a adquirir:

  • Cumprimentos e expressões de cortesia;
  • Datilologia;
  • Números;
  • Identificação;
  • Família;
  • Dias da semana;
  • Meses do ano;
  • Estações do ano,
  • Cores;
  • Animais;
  • Alimentos;
  • Sentimentos;
  • Profissões;
  • Verbos;
  • Adjetivos;
  • Vocabulário relacionado com a escola.

INSCRIÇÃO

Faz a tua inscrição AQUI.

]]>
Primeiros Encontros Pedagógicos com nova sessão no Campus de Gaia https://ipiaget.org/primeiros-encontros-pedagogicos-com-nova-sessao-em-gaia/ Fri, 09 Feb 2024 19:00:09 +0000 https://ipiaget.org/?p=29581 A Escola Superior de Desporto e Educação (ESDE) Jean Piaget de Vila Nova de Gaia organiza no próximo dia 24 de fevereiro, sábado, mais uma sessão dos Primeiros Encontros Pedagógicos, desta vez com o tema “Mudança e Inovação: que pedagogias?”.

O encontro, a decorrer entre as 9h e as 13h, inclui uma conferência, uma mesa-redonda e dois workshops, encontrando-se certificado com ação de curta duração (4 horas). Dirigido, em primeira linha, a professores dos vários grupos de recrutamento, educadores, psicólogos, terapeutas e estudantes de Educação Básica, o evento visa dois objetivos fundamentais:

– Fomentar a partilha de experiências e de opiniões sobre praticas pedagógicas inovadoras;

– Proporcionar momentos de discussão temática e de experiências didático-metodológicas.

A participação é gratuita para todos os interessados, mas sujeita a inscrição prévia (até 23 de fevereiro) através do formulário abaixo. Para quem pretender certificado de presença existe um custo de 10€.

PROGRAMA

8h45 | Receção aos participantes

9h15 | Momento de abertura

  • Alcina Figueiroa – Diretora da ESDE
  • Ana Isabel Pinto – Breve momento de leitura

 9h30 – 10h15 | Conferência de Abertura: “Cuidando o Presente, Moldando o Futuro: Parentalidade e Educação Consciente na sala de aula”

  • Mikaela Övén – Autora, podcaster e fundadora da Academia de Parentalidade Consciente; licenciada em Recursos Humanos, com especialidade de Desenvolvimento de Competências

10h15 – 11h15 | Mesa redonda – “Ser Professor/a no Século XXI: Que Pedagogias?”

  • Louise Lima – Doutorada em Ciências da Educação e Avaliadora Externa da Autonomia e Flexibilidade Curricular
  • Joana Caldas – Mestre em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo; pós-graduada em Sociologia da Infância e Direitos da Criança; program manager e tutora pedagógica da Teach For Portugal
  • Moderação: Ana Isabel Pinto – Doutorada em Ciências da Educação, especialidade em Literacias e Ensino do Português e mestre em Supervisão Pedagógica

 11h15- 11h45 | Intervalo

 11h45 –13h00 | Workshops 

 Sala 1 – O papel do educador  e a sua liderança

  • Natali Martins – Mestre em Comparative and International Education em Teachers College pela Columbia University e tutora pedagógica da Teach For Portugal

 Sala 2 – Uma aventura literária com jogos de fuga educativos

  • Celestino Magalhães – Mestre em Tecnologias da Informação e da Comunicação, especialização em Comunicação Multimédia;
  • Ulisses Mota – Docente da Escola Secundária Henrique Medina, Esposende

INSCRIÇÕES

[contact-form-7] ]]>
Piaget é parceiro de grande projeto europeu na área tecnológica https://ipiaget.org/piaget-e-parceiro-de-grande-projeto-europeu-na-area-tecnologica/ Fri, 02 Feb 2024 23:37:35 +0000 https://ipiaget.org/?p=29456 O Instituto Piaget é uma das entidades parceiras do projeto Arrowhead fPVN. Trata-se de uma iniciativa de pesquisa e desenvolvimento com foco na criação de uma infraestrutura de tecnologia de informação para sistemas de automação industrial.

O projeto conta com financiamento do programa Horizon 2030 e envolve atualmente a colaboração de 42 entidades de 9 países membros da União Europeia, designadamente empresas de grande dimensão, empresas mais pequenas que dão suporte às grandes organizações, diversas universidades e centros de investigação.

O principal propósito deste projeto é criar um framework aberto e interoperável que permita a comunicação segura entre dispositivos e sistemas em ambientes de produção industrial, como fábricas, sistemas de energia e de transporte. O objetivo final não podia ser mais ambicioso: duplicar a capacidade produtiva da indústria europeia.

Como entidade parceira, o Instituto Piaget está envolvido diretamente na interoperabilidade dos modelos de dados destas indústrias, permitindo que a comunicação dos dados seja mais fluída.

Os nossos docentes Luís Moreira e Paulo Pinheiro com o
Prof. Jerker Delsing, da LTU – Luleå University of Technology, coordenador do projeto (ao centro), num encontro realizado em Luleå, no norte da Suécia
]]>
Diário britânico “The Guardian” publica reportagem sobre projeto da APDES https://ipiaget.org/diario-britanico-the-guardian-publica-reportagem-sobre-projeto-da-apdes/ Mon, 29 Jan 2024 12:51:50 +0000 https://ipiaget.org/?p=29439 O jornal britânico “The Guardian” acaba de reconhecer o trabalho da APDES (Agência Piaget Para o Desenvolvimento) junto de consumidores de drogas na cidade do Porto.

O diário inglês publicou uma extensa reportagem sobre a primeira Sala de Consumo Assistido (SCA) de drogas instalada no Porto, no Bairro da Pasteleira, que é gerida por um consórcio liderado pela APDES, entidade parceira do Instituto Piaget.  

O título é sugestivo: “É melhor do que ficar pedrado na rua”: como Portugal descriminalizou as drogas – visto a partir do “centro de consumo”. O início da reportagem não lhe fica atrás: “Numa sala amovível no Porto, os toxicodependentes fazem fila para consumir heroína e crack em segurança, com pessoal médico à disposição. Poderão os outros países aprender alguma coisa com a política liberal de drogas de Portugal?”.

As Salas de Consumo Assistido são estruturas de redução de riscos em que as pessoas podem consumir substâncias psicoativas sob a supervisão e acompanhamento de profissionais de várias áreas. Entre os riscos visados destacam-se:

  • Prevenir as mortes por overdoses;
  • Garantir que os utilizadores de drogas o façam em condições seguras;
  • Aumentar os serviços de aconselhamento junto dos utilizadores;
  • Aumentar os cuidados de saúde junto destas populações;
  • Aumentar o número de encaminhamentos de pessoas para tratamentos da toxicodependência e para apoio psicossocial, se for o caso.

O projeto “Um Porto Seguro”, liderado pela APDES, contemplava atender 50 pessoas por dia naquele espaço, pretendo reduzir para metade os consumos de drogas na via pública, no espaço de um ano.

De acordo com o “The Guardian”, desde a sua inauguração, o centro do Porto registou 63 mil visitas de mais de 2 mil consumidores de drogas. Só se registaram duas overdoses, ambas tratadas com sucesso no local. O jornal destaca ainda os cerca de 1.500 rastreios efetuados e os 89 indivíduos que estão agora a receber tratamento para a hepatite C. Cerca de 10 pessoas entraram também em programas de desintoxicação por sua própria vontade.

A APDES é uma ONGD (Organização Não Governamental Para o Desenvolvimento) sem fins lucrativos, fundada em 2004, que tem como objetivo principal a melhoria do acesso à saúde, emprego e educação de comunidades e públicos em situação de vulnerabilidade, trabalhando para a capacitação de instituições e indivíduos, bem como para o reforço da coesão social. Beneficia, desde 2011, do estatuto de utilidade pública.

Versão integral da reportagem: https://www.theguardian.com/world/2024/jan/25/it-beats-getting-stoned-on-the-street-how-portugal-decriminalised-drugs-as-seen-from-the-shoot-up-centre

Foto publicada: Medicamentos no centro de tratamento da toxicodependência. Rita Franca/The Guardian

]]>