Projetos do Piaget no Orçamento Participativo Portugal
O Instituto Piaget tem dois projetos educativos a votação no Orçamento Participativo Portugal (OPP).
O OPP é um processo democrático deliberativo, direto e universal, através do qual as pessoas apresentam propostas de investimento e escolhem, pelo seu voto, quais os projetos que devem ser implementados, em diferentes áreas de governação. Através do OPP, as pessoas podem decidir como investir 5 milhões de euros.
Projeto #299
“Ambientes Educativos Inovadores para a promoção de condições de equidade e cidadania de alunos com necessidades educativas especiais“
Esta proposta tem por objetivos:
- Configuração de dois ambientes educativos inovadores – Future Classroom Lab e European Schoolnet Academy – um no Norte (Vila Nova de Gaia) e outro na Área Metropolitana de Lisboa Sul do Tejo (Almada). Consiste na reorganização dos espaços educativos; no enriquecimento destes, do ponto de vista tecnológico; e na promoção de formação contínua de educadores e professores.
- Formação pedagógico-didática que possibilite uma mudança no paradigma de ensinar e aprender, adequado ao perfil do estudante do século XXI.
Projeto #546
“Educar para uma cidadania ativa no regresso à liberdade“
Por forma a permitir a plena integração dos cidadãos reclusos, propõe-se a criação de um projeto de valorização pessoal, através da educação para reclusos, que inclua a oferta de programas educativos formais e não formais, privilegiando o modelo de eLearning e alicerçado em seis pilares nucleares: cidadania ativa; pensamento crítico; literacia digital; comunicação; inglês e TIC.
Todos os cidadãos portugueses maiores de idade podem votar em um (e apenas em um) Projeto, na página respetiva. Os Projetos mais votados serão financiados e executados.