Projeto “Jovens Cuidadores” vence Prémios Humanizar a Saúde

Projeto “Jovens Cuidadores” vence Prémios Humanizar a Saúde

O Projeto “Jovens Cuidadores”, coordenado pelos docentes do Instituto Piaget Bruno Alves e Ana Ribas, é um dos vencedores da 1.ª edição dos Prémios Humanizar a Saúde. A distinção foi entregue em cerimónia realizada na Fundação Champalimaud, em Lisboa.

Este projeto, promovido pela Associação Cuidadores Portugal, destina-se a apoiar jovens cuidadores que podem estar em risco físico e mental, de pobreza e exclusão social. Um trabalho resultado de uma parceria com o Instituto Português da Juventude e do Desporto (IPDJ), com Câmara Municipal de Gaia, e o apoio do Instituto Piaget, que desenvolve respostas personalizadas e integradas, envolvendo diversos setores, como a saúde, a juventude ou a educação.

São cinco os projetos vencedores dos Prémios Humanizar a Saúde, uma iniciativa da Teva Portugal, que tocam áreas como a de proporcionar momentos de descanso a quem cuida, apoiar as famílias das crianças com cancro, reconhecer e ajudar os jovens cuidadores, encontrar respostas para as pessoas com traumatismo crânio-encefálico e as suas famílias, e acompanhar crianças e jovens com doença crónica complexa.

Estes prémios distinguem iniciativas levadas a cabo por instituições cuidadoras, num reconhecimento do trabalho de quem se dedica a cuidar, isto quando se estima que em Portugal mais de 1 milhão de pessoas desempenhem a missão de cuidador informal.

A cada um dos cinco vencedores foi atribuído o valor de 5 mil euros, sob a forma de donativo, para o desenvolvimento e implementação dos seus projetos.

Esta primeira edição contou com a participação de 24 candidaturas.