Projeto DigiSaúde entre os candidatos ao Prémio Nacional de Literacia em Saúde

Projeto DigiSaúde entre os candidatos ao Prémio Nacional de Literacia em Saúde

O projeto do Instituto Piaget “DigiSaúde: Saúde Digital Intergeracional” foi um dos 55 candidatos ao Prémio Nacional de Literacia em Saúde, instituído pela SPLS – Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde (Categoria 6 – Estratégias e intervenção de literacia em saúde no domínio da segurança e da capacitação do doente, das associações representativas de doentes e dos cuidadores).

Enquadrado na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da ONU, este é um projeto intergeracional que visa promover a literacia em saúde da população sénior, através do desenvolvimento de competências digitais, no contexto de aprendizagens não formais.

O DigiSaúde prioriza metodologias participativas, guiadas pelos princípios da diversidade e flexibilidade pedagógicas, em que estudantes da área da saúde, com formação previamente ministrada por profissionais qualificados, explorarão recursos educativos multimédia abertos, em colaboração direta com os idosos, contribuindo para o alerta precoce, redução e gestão de riscos em saúde.

Recentemente, o projeto viu aprovada a sua candidatura ao Fundo de Apoio à Recuperação da Covid-19, uma iniciativa da autarquia de Vila Nova de Gaia para apoio às entidades que exercem atividade no concelho.

A sessão de entrega dos prémios da SPLS decorreu no passado dia 26 de março, no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa, tendo o Instituto Piaget sido representado pelo Prof. Gilberto Silva, diretor da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do Instituto Politécnico Jean Piaget do Sul. Apesar de o projeto não ter sido premiado, poderá ainda receber uma menção honrosa que lhe garantirá, não apenas o reconhecimento da sua qualidade, mas também uma maior visibilidade.

O projeto encerrará em fevereiro de 2025, com a realização de uma conferência final, aberta a toda a comunidade.