Projeto Bola Mágica apresentou resultados na Cidade do Futebol

Projeto Bola Mágica apresentou resultados na Cidade do Futebol

O Instituto Piaget de Almada e o KinesioLab participaram no projeto-piloto Bola Mágica em parceria com a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e a Portugal Football School. Este projeto está integrado no Plano Estratégico da FPF “Futebol 2030”, cobrindo todo o país, com o objetivo de recolher informação e conhecimento científico.

Em conjunto com mais 15 instituições do ensino superior, o Instituto Piaget auxiliou na recolha de dados num projeto que envolveu mais de 40 escolas e 1.600 crianças do 1º ciclo do ensino básico.

O projeto Bola Mágica traduziu-se na oferta de sessões lúdicas de atividade física desportiva de uma hora. Nesta sessões, a bola era o elemento fundamental, oferecendo um espaço de prática que não se restringiu ao futebol, e no qual as crianças tiveram a oportunidade de desenvolver uma ampla gama de capacidades físico-motoras, níveis de atividade física e conceitos de saúde.

Sob a orientação do Professor Fábio Flôres, coordenador do KinesioLab, o Instituto Piaget foi responsável por realizar testes de competência motora e acompanhamento da investigação na região de Lisboa. A avaliação consistiu na recolha de dados dos grupos controlo e experimental, tanto no início quanto no final do programa de intervenção.

Os resultados do projeto foram apresentados pela FPF e pela Portugal Football School nos passados dias 5 e 6 de maio, na Cidade do Futebol, durante o Congresso Internacional “Desporto para Crianças e Jovens”. Considerado como “muito positivo”, foram encontradas melhorias da competência motora em todos os grupos intervencionados. Os resultados completos do estudo podem ser consultados no Portugal Football Observatory.

A partir de agora, o projeto-piloto Bola Mágica passa a ser chamado de Super Quinas e será disponibilizado às escolas de 1º ciclo de ensino básico.