Piaget recebe a nova Carta Erasmus 2021/2027

Piaget recebe a nova Carta Erasmus 2021/2027

O Instituto Piaget recebeu a aprovação da sua candidatura à ECHE – Erasmus Charter for Higher Education (Carta Erasmus para o Ensino Superior) para o período 2021/2027. A certificação agora concedida pela Comissão Europeia é pré-requisito para a participação do Instituto em todas as ações do Programa Erasmus+ para os próximos sete anos.

 

O Piaget tem assim luz verde para manter o programa de mobilidades a funcionar ao longo deste período, comprometendo-se, por seu turno, a respeitar os compromissos plasmados na Carta Erasmus para o Ensino Superior. A aprovação da candidatura permitirá igualmente reforçar a estratégia de internacionalização do IPiaget, dando continuidade à cooperação com as congéneres europeias e internacionais.

 

No relatório que aprova a candidatura do Piaget, a Agência Executiva para a Educação, Audiovisual e Cultura (EACEA), sedeada em Bruxelas, destaca os mais de 40 anos de experiência da instituição na promoção do ensino superior e a sua intensa atividade internacional, historicamente relevante nos países lusófonos. “Apoiada pelo programa Erasmus+, a Instituição dirigiu a sua estratégia internacional para outros países a nível mundial, com enfoque na UE e para os países do programa Erasmus”, refere o relatório, que acrescenta: “As conquistas relacionadas com parcerias adicionais nas diversas áreas de pesquisa e ensino foram amplamente significativas e permitiram à Instituição continuar a abrir-se para outras culturas, comunidades e idiomas”.

 

O desafio que agora se coloca pela frente – envolvendo tanto a comunidade estudantil, como o corpo docente e as comunidades envolventes – é alargar os atuais números de mobilidade para o dobro (ou indo até mais além) durante a nova fase do programa Erasmus.

 

Assim, a aposta passa pela celebração de mais de 80 acordos bilaterais cobrindo o espectro completo das áreas científicas que o Piaget dispõe; mais de 1000 alunos envolvidos nos programas de entradas e saídas para estudo e estágios; mais de 170 colaboradores envolvidos na mobilidade para efeitos de docência e missões de formação; e envolvimento em projetos de diferentes âmbitos, para além da mobilidade, designadamente na área da inovação.