Piaget dedica projeto à prevenção do cancro
A comunidade académica do ISEIT de Almada está a trabalhar em prol da população do concelho em que está inserido. O projeto “Prevenção de Cancro em Almada”, promovido pela RECI – Unidade de Investigação em Educação e Intervenção Comunitária, é um excelente exemplo desta integração.
Nesta altura, em que se assinala o Dia Mundial da Luta Contra o Cancro, existem já três teses saídas do Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde que estão publicadas. Os dados recolhidos e os resultados obtidos vão permitir uma intervenção direcionada para as necessidades reais da população do concelho.
O primeiro passo, já concluído, foi fazer um diagnóstico ao estado do concelho. Foram realizados mais de 1.800 inquéritos, junto de alunos do 3º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário, para avaliar a perceção dos jovens sobre o cancro, a dimensão do seu conhecimento sobre o tema, os comportamentos relativos à doença e à sua prevenção, e o seu contexto socioeconómico.
Na próxima fase será realizada uma intervenção direta, com ações específicas, dirigida às necessidades reais da população, em articulação com a Câmara Municipal.
Será também criado um guia de recomendações que promova um aumento da literacia sobre o tema e a adoção de comportamentos de prevenção face ao cancro.
O passo seguinte passa pelo alargamento do projeto a nível nacional, começando nas áreas de influência dos Campi de Vila Nova de Gaia, Viseu e Silves.
O Dia Mundial de Luta Contra o Cancro é uma iniciativa da União Internacional de Controlo do Cancro (UICC), e foi criado em 2000 com o objetivo de capacitar e unir a população para enfrentar um dos maiores desafios de saúde pública dos nossos tempos. Consciencializar, melhorar a educação e promover a ação pessoal e coletiva, na luta contra o cancro, são o foco deste dia.