Piaget de Almada acolhe jornadas de educação ambiental

Piaget de Almada acolhe jornadas de educação ambiental

O Campus Universitário de Almada, através de uma parceria entre a Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada e a Associação Portuguesa de Educação Ambiental (ASPEA), recebe amanhã as XXVIII Jornadas Pedagógicas de Educação Ambiental. O evento, que se prolonga até domingo, 10 de abril, é dedicado ao tema “Educação Ambiental e Cultura Democrática”.

As jornadas contarão com a participação de escolas e alunos de todo o país, professores, educadores de infância, educadores ambientais, investigadores, técnicos de ONG e autarquias, bem como de diversos atores políticos.  

Organizado pela ASPEA, o evento inclui um vasto programa com diversas conferências, comunicações orais, oficinas pedagógicas, apresentação de livros e revistas, stands e saídas de campo com ações de intervenção.

As questões abordadas nas jornadas estarão distribuídas por quatro eixos temáticos: educação ambiental e participação social para a ação climática; educação ambiental como forma de alcançar um modelo de economia circular; educação e voluntariado ambiental para uma cultura de corresponsabilização; e, finalmente, educação ambiental como promotora da cultura democrática nas políticas públicas.

Entre os objetivos destas jornadas contam-se a promoção da troca de experiências, de aprendizagens e de boas práticas visando a cooperação em educação ambiental a nível nacional e internacional; a atualização do conhecimento sobre os âmbitos de participação das instituições públicas, das empresas e da sociedade civil nas políticas locais como contributo para a construção de territórios saudáveis; e aposta na participação dos jovens e o acesso à informação, em matérias de defesa do ambiente e políticas públicas de ambiente e educação ambiental.

A educação ambiental é, mais do que nunca, necessária, tanto pelo contexto atual, após a crise pandémica provocada pela Covid-19 e a recente crise humanitária na sequência da guerra na Ucrânia, a que se junta a crise ambiental e a situação de emergência climática que o planeta enfrenta. Todas estas crises contribuem para acentuar as desigualdades sociais, bem como o aumento da pobreza e dos grupos mais vulneráveis.

Mais informação sobre estas jornadas no site da ASPEA em https://aspea.org/index.php/pt/