Observatório da Saúde dos Povos

Observatório da Saúde dos Povos

É com o apoio do Instituto Piaget que vai ser criada, em Portugal, uma biblioteca virtual científica de acesso livre na área da saúde.

O Observatório da Saúde dos Povos (OSP), apresentado no dia 6 de agosto no Hospital Saint Louis, pretende ser um repositório de estudos científicos onde se cruzem o maior número de dados possível que ajudem na prevenção de doenças e na melhoria dos tratamentos e cuidados prestados.

O projecto, registado na European Association for Cancer Research, resulta de uma parceria entre o LaBEST – Laboratório para o Empreendedorismo, Sociedade e Tecnologia do Instituto Piaget e a Unidade de Saúde Natural do Hospital de Saint Louis.

Em entrevista à Rádio Renascença, Paula Mouta, diretora do OSP, explica que, numa primeira fase, a biblioteca vai começar por reunir «pesquisas de contexto hospitalar que abranjam patologias degenerativas, nos casos oncológicos, inflamatórios, reumáticos e neurológicos», mas não exclui outras áreas, já que “existe uma abrangência muito grande de estudos em ambiente hospitalar”.

Apesar do OSP estar a dar os primeiros passos, Jaqueline Silva, Instituto Piaget/Vice-coordenadora do LaBEST, admite que um dos objetivos é torná-lo num portal de referência na área científica à escala internacional.

O Instituto Piaget ficará responsável pela validação dos trabalhos científicos para publicação.