Objetivos

  • Formar quadros especializados que possam desenvolver projetos com crianças e jovens, no ensino básico (1.º ao 3.º ciclo), que envolvam recursos digitais de forma crítica e transversal ao currículo, e/ou de apoio às áreas curriculares específicas;
  • Permitir aos docentes de todos os níveis de ensino uma formação adequada na área da inovação/tecnologia educativa, programação, robótica e dispositivos móveis, que lhes permita desenvolver atividades no ensino básico;
  • Proporcionar uma abordagem teórico-prática que facilite a utilização da tecnologia multimédia centrada na aprendizagem, de forma a contribuir para os processos de inovação educacional, em articulação com o projeto educativo da escola.

Disponível em

Vila Nova de Gaia

Escola Superior de Saúde Jean Piaget em Vila Nova de Gaia

Duração: 6 meses (e-learning)

Os desafios impostos pela sociedade da informação, o desenvolvimento tecnológico e a ubiquidade das TIC na sociedade compelem a uma mudança no paradigma de ensinar e aprender, devendo este adequar-se ao perfil do estudante do século XXI.

Este enquadramento, aliado à atual conjuntura que permeia o espaço escolar, justifica a proposta de uma formação inovadora, atrativa, incisiva e eficaz, tendo em conta o que consideramos ser uma necessidade efetiva e imediata – uma oportunidade acrescida, tendo em vista o aumento exponencial da oferta de “programação” no ensino básico e sendo prevista a sua obrigatoriedade a partir do próximo ano letivo.

Esta formação possui duas caraterísticas que vão ao encontro das necessidades sentidas pelos professores e das atuais exigências da escola: por um lado, cria condições para o desenvolvimento de competências na área da tecnologia educativa e, por outro lado, contribui para a aquisição de conhecimentos que possibilitem o desenvolvimento de projetos, a qualificação para o exercício de funções de coordenação e consultoria de projetos e atividades curriculares e apoio às áreas específicas.

Área de estudo

Ciência e Tecnologia da Programação / Ciências da Educação

UC – 1.º Semestre           CH  ECTS

Educação Contemporânea e Desafios Emergentes

20 3

Ambientes Inovadores de Ensino e Aprendizagem

20 3

Algoritmia e Introdução à Programação

30 5

Coding (programação por blocos)

30 5

Robótica Aplicada ao Ensino

30 5
Perspetivas Didáticas do Mobile Learning 30 5
Programação em Ambiente Web e Dispositivos Móveis 25 4

Legenda: T- Teórica; TP- Teóricas/Práticas, PL-Práticas e Laboratório, OT- Orientação Tutorial, SE- Seminários /Estágios, UC – Unidade Curricular, CH Carga Horária, ECTS – Créditos ECTS

Requisitos de acesso

O ingresso na Pós-graduação pode ser realizado por detentores do grau de Licenciado, ou equivalente legal, na área da Educação.

Poderão ser admitidos outros candidatos detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que tenha sido reconhecido, pelo Conselho Técnico-Científico, como atestando capacidade para a realização deste curso.

Obtenção de diploma

Para a conclusão da Pós-Graduação em “Novos Cenários Educativos: Coding, Robótica e Mobile Learning”, o estudante deverá cumprir um plano curricular constituído por 30 créditos ECTS obrigatórios.

Deverá, igualmente, ter adquirido um conjunto de elementos teóricos e práticos que lhe permita:

  • Desenvolver projetos em linha com os desafios do século XXI, tendo em conta os recursos disponíveis, os interesses e necessidades dos contextos, das escolas, das comunidades e das pessoas que as constituem;
  • Desenvolver competências de organização, gestão e avaliação de atividades contextualizadas e inclusivas no ensino básico com recurso às tecnologias;
  • Desenvolver competências no domínio da programação, robótica e perspetivas didáticas com recurso aos dispositivos móveis;
  • Planear, desenvolver e mobilizar criticamente novas metodologias de ensino e aprendizagem com recursos educativos mediatizados, tendo em vista critérios de acessibilidade que contribuam para a inclusão social e para a inovação educacional;
  • Reconhecer a importância do trabalho multi-inter-disciplinar em contexto educativo.

Saídas profissionais

Os detentores do certificado de Pós-Graduação em “Novos Cenários Educativos: Coding, Robótica e Mobile Learning” poderão desempenhar funções como/em:

  • Desenvolvimento de projetos com crianças e jovens no ensino básico (1.º ao 3.º ciclo) que envolvam recursos digitais, de forma crítica e transversal ao currículo, e/ou de apoio às áreas curriculares específicas;
  • Realização de atividades na área da inovação/tecnologia educativa, programação, robótica e dispositivos móveis em contextos formais e não formais de Educação;
  • Acompanhamento de atividades extracurriculares;
  • Elaboração, avaliação e divulgação de recursos digitais multimédia;
  • Gestão/participação em projetos educativos, de inovação pedagógica e de investigação.

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