Objetivos

  • Formar quadros especializados que possam desenvolver projetos com crianças e jovens do ensino básico (1.º ao 3.º ciclo), que envolvam recursos digitais de forma crítica e transversal ao currículo, e/ou de apoio às áreas curriculares específicas.
  • Permitir aos docentes de todos os níveis de ensino uma formação adequada na área da inovação/tecnologia educativa, programação, robótica e dispositivos móveis, que lhes permitam desenvolver atividades no ensino básico.
  • Proporcionar uma abordagem teórico-prática que facilite a utilização da tecnologia multimédia centrada na aprendizagem, de forma a contribuir para os processos de inovação educacional, em articulação com o projeto educativo da escola.

Disponível em

Vila Nova de Gaia

UC – 1º Semestre           CH  ECTS

Ambientes Inovadores de Aprendizagem no Contexto do Ensino Básico

 25 TP 5

Educação Contemporânea e Desafios do Século XXI

 25 TP 5

Algoritmia e Programação

 18 TP | 7 OT 5

Programação para o Ensino Básico

 25 TP | 10 OT 9

Robótica Educativa Avançada e Produção de Protótipos em 3D

 30 TP | 10 OT 7

Perspetivas Didáticas do M-Learning

 18 TP | 7 OT 7
Opção 1: Tecnologias de Apoio à Educação Especial

Opção 2: Desenvolvimento de Aplicações para Dispositivos Móveis em Contexto Educativo

 18 TP | 7 OT 7

Trabalho de Projeto

 40 TP | 10 OT 15

Legenda: T- Teórica; TP- Teóricas/Práticas, PL-Práticas e Laboratório, OT- Orientação Tutorial, TC- Trabalho de Campo, UC – Unidade Curricular, CH Carga Horária, ECTS – Créditos ECTS

Requisitos de acesso

O ingresso na pós-graduação pode ser realizado por detentores do grau de Licenciado, ou equivalente legal, na área da Educação.

Poderão ser admitidos outros candidatos detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que tenha sido reconhecido, pelo Conselho Técnico-Científico, como atestando capacidade para a realização deste curso.

Obtenção de Diploma

Para a conclusão da Pós-Graduação em Metodologias de Programação e Robótica no Ensino Básico, o estudante deverá cumprir um plano curricular constituído por 60 créditos ECTS obrigatórios.

Deverá, igualmente, ter adquirido um conjunto de elementos teóricos e práticos que lhe permita:

• Desenvolver projetos em linha com os desafios do século XXI, tendo em conta os recursos disponíveis, os interesses e necessidades dos contextos, das escolas, das comunidades e das pessoas que as constituem;

• Desenvolver competências de organização, gestão e avaliação de atividades contextualizadas e inclusivas no ensino básico com recurso às tecnologias;

• Desenvolver competências no domínio da programação, robótica e perspetivas didáticas do recurso aos dispositivos móveis;

• Planear, desenvolver e mobilizar criticamente novas metodologias de ensino-aprendizagem com recursos educativos mediatizados, tendo em vista critérios de acessibilidade que contribuam para a inclusão social e para a inovação educacional.

Saídas profissionais

Os detentores do certificado de Pós-Graduação em Metodologias de Programação e Robótica no Ensino Básico poderão desempenhar funções como/em:

  • Desenvolvimento de projetos com crianças e jovens do ensino básico (1.º ao 3.º ciclo) que envolvam recursos digitais de forma crítica e transversal ao currículo, e/ou de apoio às áreas curriculares específicas;
  • Realização de atividades na área da inovação/tecnologia educativa, programação, robótica e dispositivos móveis em contextos formais e não formais de Educação;
  • Acompanhamento de atividades extracurriculares;
  • Elaboração, avaliação e divulgação de recursos digitais multimédia;
  • Participação em projetos educativos, de inovação pedagógica e de investigação.

Escola Superior de Educação Jean Piaget em V. N. Gaia

Acreditado pelo CCPFC com o nr de registo CCPFC/CFE-3215/18

 

Os desafios impostos pela sociedade da informação, o desenvolvimento tecnológico e a ubiquidade das TIC na sociedade compelem a uma mudança no paradigma de ensinar e aprender que esteja adequado ao perfil do estudante do século XXI.

Este enquadramento, aliado à atual conjuntura que permeia o espaço escolar, justifica a proposta de uma formação inovadora, atrativa, incisiva e eficaz, tendo em conta o que consideramos ser uma necessidade efetiva e imediata – uma oportunidade acrescida, tendo em vista o aumento exponencial da oferta de “programação” no ensino básico e sendo prevista a sua obrigatoriedade a partir do próximo ano letivo.

Esta formação possui duas características que vão ao encontro das necessidades sentidas pelos professores e das atuais exigências da escola: por um lado, cria condições para o desenvolvimento de competências na área da tecnologia educativa e, por outro lado, contribui para a aquisição de conhecimentos que possibilitem o desenvolvimento de projetos e a qualificação para o exercício de funções de coordenação e consultoria de projetos e atividades curriculares e apoio às áreas específicas.

Nos termos da alínea e) do n.º 1 do Art.º 3.º do Decreto-Lei 95/97 de 23 abril, o curso enquadra-se na área de formação especializada de organização e desenvolvimento curricular.

 

Área de estudo

  • Ciência e Tecnologia da Programação / Ciências da Educação

Regime B-learning

  • Início: 26 de outubro de 2018
  • Fim: 11 de maio de 2019

Horário:

  • Aulas presencias: sexta-feira 18h–22h e sábado 9h–13h
  • Aulas online: quinta-feira

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