Melhor tese de doutoramento de 2022 na área da biomecânica

Melhor tese de doutoramento de 2022 na área da biomecânica

A tese de doutoramento da nossa docente Marina Saraiva foi considerada a melhor de 2022 na área da biomecânica. O trabalho premiado da fisioterapeuta – que leciona atualmente na Escola Superior de Saúde Jean Piaget de Viseu – aborda os efeitos, ao nível do controlo postural, que advêm da utilização do telemóvel em simultâneo com a realização de outras atividades.

A distinção foi atribuída pela Sociedade Portuguesa de Biomecânica (SPB) e conhecida no decurso do X Congresso Nacional de Biomecânica, realizado recentemente na Figueira da Foz.

A tese de Marina Saraiva tem como título “The effect of dual-task on static and dynamic postural control on daily activities and its relationship with sleep quality and physical activity in young adults”. O doutoramento em Fisioterapia foi realizado na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP).

Com o objetivo de investigar os efeitos da dupla-tarefa no controlo postural em jovens adultos, a investigadora recorreu a uma atividade muito comum nos dias de hoje, como é o uso do telemóvel. O propósito era analisar o efeito de uma tarefa cognitiva e de uma tarefa motora, realizadas através do uso do telemóvel, durante a marcha, e a manutenção da postura ortostática.

Em termos de conclusões, a autora nota que embora se tenha observado algum declínio da marcha e do equilíbrio estático durante as duplas tarefas, o mais preocupante serão os efeitos a longo prazo. Isto é, quando os atuais jovens se tornarem idosos, uma vez que poderão ter mais alterações no seu controlo postural, estando igualmente mais suscetíveis a quedas.

Marina Saraiva, docente na ESS/JP em Viseu

Licenciada em Fisioterapia em 2007, Marina Saraiva concluiu o mestrado em Fisioterapia – Especialização do Movimento Humano em 2017 e o doutoramento em janeiro deste ano. Fisioterapeuta com atividade profissional desde julho de 2007, recebeu uma bolsa de doutoramento pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) e foi bolseira de investigação no projeto “Abordagem Geriátrica Ampla (AGA)” relativo à promoção de um envelhecimento ativo saudável.

Feliz pela distinção agora atribuída pela SPB, também nós damos os parabéns à docente por mais uma conquista académica.