Leituras Sem Fronteiras: o género em livros de receção infantil
Tertúlia online // 10 de março de 2021 // 18h00
Uma iniciativa integrada na Semana da Igualdade de Género
Participantes:
- Violante Magalhães
- Sara Torres
- Cátia Amaro
- Helena Romana
- Carolina Monteiro
- Stefania Brito
- Raquel Soares
- Benvinda Gil
- Milena Rafael
Moderação:
- Ana Leitão
Descritivo do evento:
Uma das prerrogativas essenciais plasmadas nas Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar sublinha a necessidade de se propiciar a construção de um ambiente inclusivo e valorizador da diversidade (OCEPE, p. 10). Por outro lado, na perspetiva da construção da identidade e da autoestima, é fundamental que o/a educador/a esclareça os estereótipos discriminatórios comummente despoletados por expetativas culturais.
De igual modo, no contexto do perfil de saída no aluno no contexto da escolaridade obrigatória, perpassam ideais humanistas, de forma a contribuir para uma sociedade centrada na pessoa e na dignidade humana como valores fundamentais.
Ainda antes de se promover a (Iniciação à) Educação Literária propriamente dita, em contexto de Ensino Básico, também a Educação Pré-Escolar pode constituir palco da valorização da identidade da criança e da igualdade de género, por meio de abordagens fluidas e espontâneas, mediante o florescimento de situações que ocorram na vida do grupo. Para que semelhante abordagem seja coerente, importa naturalmente que a igualdade de género seja valorizada nas escolhas dos recursos e atividades propostos (OCEPE, p. 34), nomeadamente ao nível dos textos literários explorados.
Neste sentido, num ambiente informal, onde palavras e leituras fluem no desfiar da conversa, a presente tertúlia convida à partilha de textos para crianças, onde a questão da igualdade de género seja refletida ou, pelo contrário, que veiculem estereótipos e expectativas culturais que importa necessariamente desconstruir – mesmo que estejam patentes de forma sub-reptícia.
Para participar neste evento registe-se aqui.