ISEIT de Viseu lança nova pós-graduação em Educação Especial

ISEIT de Viseu lança nova pós-graduação em Educação Especial

O ISEIT de Viseu acaba de lançar uma nova Pós-Graduação de seis meses, em regime e-learning, em Educação Especial: Domínio da Audição e Surdez. O objetivo é proporcionar aos alunos conhecimentos científicos e pedagógicos sobre métodos e estratégias de intervenção pedagógica direcionados para o sucesso educativo, escolar e social das crianças e jovens com este tipo de problemas, tendo em vista a aprendizagem da comunicação com recurso à língua gestual.

O curso constitui uma formação especializada para educadores de infância, professores do ensino básico ou professores do ensino secundário profissionalizados e com cinco anos de serviço docente, conferindo a progressão na carreira docente no grupo de recrutamento 920.

O ingresso na pós-graduação está acessível a detentores do grau de licenciado (ou equivalente legal) numa das seguintes áreas: Formação de Professores/Educadores, Ciências da Educação ou Ciências Sociais e Humanas.

Esta pós-graduação confere as competências necessárias para reconhecer o sistema de Educação Especial nos seus aspetos organizacional, legislativo e da sua relação com o sistema regular de ensino; para conhecer as condições de desenvolvimento que podem implicar necessidades educativas especiais e estratégias de prevenção; e para dominar metodologias de avaliação e intervenção pedagógica que permitam o desenvolvimento da autonomia e socialização, e facilitem a inclusão escolar e social destas crianças e jovens.

Os alunos terão ainda a possibilidade de conhecer formas de intervenção centradas na família, no contexto de intervenção educativa para crianças com problemas de audição e surdez; dominar metodologias de conceção e avaliação de programas educacionais para estas crianças; conhecer técnicas de aconselhamento e de interação com as famílias e com a comunidade; bem como de participar em projetos de investigação centrados na avaliação e melhoria das práticas educativas.

Toda a informação sobre esta nova pós-graduação – que tem candidaturas abertas – está disponível aqui.