II Semana da Igualdade debate diversidade, cidadania e oportunidades
A Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada promove na próxima semana, com início a 21 de março, a II Semana da Igualdade, dedicada ao tema “Diversidade, Cidadania e Oportunidades”.
Com esta iniciativa, o Instituto Piaget pretende contribuir para o debate sobre os desafios e as práticas de promoção da igualdade com grupos expostos a processos discriminatórios em esferas diversas. A II Semana da Igualdade desdobra-se em três mesas-redondas, a realizar online, através da plataforma Zoom, e que podem ser assistidas tanto por estudantes e docentes do Instituto Piaget como por interventores sociais e público em geral.
Assim, a semana terá início no dia 21 de março, com a celebração do Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial e a reflexão sobre a educação antirracista, as relações interculturais e a inclusão de migrantes. No dia 23, abordaremos as perspetivas e experiências de promoção da igualdade de género e de luta contra a discriminação em razão da orientação sexual, identidade e expressão de género, e características sexuais. A fechar, no dia 24 debateremos os “muros invisíveis” construídos pelos discursos e práticas discriminatórias face a pessoas com deficiência.
O acesso é livre, mas sujeito a inscrição obrigatória, através do link https://us06web.zoom.us/meeting/register/tZApc-morz4tE9C3CsQzYGJVLv3U9IfEwoMh
Pode escolher participar nas três sessões ou inscrever-se apenas para assistir a uma mesa-redonda específica.
PROGRAMA COMPLETO
Mesa-redonda 21/3/2022 (18h-20h) – “Educação intercultural, antirracista e para a cidadania”. Oradores:
- Beatriz Gomes – Ativista, fundadora da Associação Djass, deputada, professora e vereadora na Câmara Municipal de Lisboa
- Sandra Roberto – Docente do ISEIT de Almada e coordenadora do projeto “Integrar a Sul”
- Lígia Almeida – Diretora da Ad Sumus (Associação de Imigrantes de Almada)
- Otávio Raposo – Investigador integrado do CIES-ISCTE
Mesa-redonda 23/3/2022 (18h-20h) – “Género e cidadania: perspetivas e experiências de construção da igualdade”. Oradores:
- Elsa Faria – Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG)
- Manuela Tavares – Membro da direção da União de Mulheres Alternativa e Resposta (UMAR)
- Rita Paulos – Casa Qui
- Beatriz Aranha – Rede Ex-Aequo
Mesa-redonda 24/3/22 (18h-20h) – “Muros invisíveis: discursos e práticas discriminatórias face a pessoas com deficiência”. Oradores:
- Diogo Martins – Centro de Vida Independente
- Ana Albuquerque – Presidente da Inovar Autismo
- Isabel Martins – Centro Social da Trafaria
- Rodrigo Santos – Presidente da ACAPO
- Instituto Nacional para a Reabilitação (a confirmar)