I Jornadas Piaget do Património: Abordagens Possíveis em Educação Formal e Não Formal
Ateliê online // 21 de abril de 2021 // 18h00
OFICINAS DE PATRIMÓNIO: ABORDAGENS POSSÍVEIS EM EDUCAÇÃO FORMAL E NÃO FORMAL
Oradores:
- Miguel Feio (moderador, coordenador do Projeto Cosmus)
- Mário Antas (museólogo, especialista na área da comunicação e educação em museus)
- Leonor Medeiros (subdiretora do CHAM – Centro de Humanidades FCSH-UNL e presidente da APAI – Associação Portuguesa de Arqueologia Industrial)
- Estudantes de 1º ano de EB (UC de Geografia de Portugal)
Descritivo do evento:
Tem-se verificado, nos últimos tempos, uma crescente consciencialização da sociedade pela preservação e divulgação do património cultural, enquanto elemento aglutinador e fundamental da nossa identidade como povo. No entanto, os processos de sensibilização e divulgação devem ser iniciados desde muito cedo, acompanhando o desenvolvimento e a educação dos indivíduos.
Conhecer o património cultural e relacioná-lo com a história de um país é fundamental para que possam desenvolver laços fortes entre história, memória e imaginário. Os especialistas reunidos no ateliê “Oficinas do Património: Abordagens Possíveis em Educação Formal e Não Formal” partilham experiências de educação patrimonial com profissionais de educação, de museus e sítios, de autarquias e outros interessados, de modo a promover junto de todos, e em especial dos jovens, uma visão alargada do mundo e ajudá-los a aceitar os outros, as diferenças, as tradições, os usos e costumes de cada povo.
Para participar neste evento registe-se aqui.