LICENCIATURA 1º ciclo

Fisioterapia

4 anos / 8 semestres • Total = 240 Créditos ECTS

Escola Superior de Saúde Jean Piaget em Silves

Registado da DGES nr: R/A -Ef 175/2011/AL02, aguarda publicação em DR.

Oportunidades não faltam… basta que estejamos empenhados em demonstrar a nossa competência como Fisioterapeutas. Essa competência adquire-se nas aulas práticas, nas aulas teóricas, nos locais onde estagiamos, nas horas e horas de estudo para frequências teóricas, para frequências práticas. Eu sei, por experiência própria, que não é fácil, sei que a exigência do nosso Curso é elevada… mas também sei que valeu a pena.

Pedro Lima, fisioterapeuta, licenciou-se no Instituto Piaget em 2010

Objetivos educativos:

Os objetivos gerais do 1º ciclo de estudos em Fisioterapia são:

  1. Formar fisioterapeutas que atuem, numa perspetiva bio-psicossocial, na prevenção de doença e na promoção da saúde, no desenvolvimento e recuperação da funcionalidade e qualidade de vida e na diminuição da incapacidade e inadaptação através de programas de reeducação, reabilitação e tratamento.
  2. Habilitar os estudantes com conhecimentos e aptidões de rigor científico, de responsabilidade, autonomia e de respeito pelas questões legais e éticas no âmbito da saúde, no contexto da avaliação e intervenção em situações diferenciadas.
  3. Desenvolver capacidades de organização e implementação eficazes, através de métodos e técnicas adequadas e baseados na evidência científica.
  4. Dotar os estudantes com competências humanistas, culturais e sociais, em complemento às competências científicas e técnicas, para que possam gerir e atuar de forma eficaz, perante diferentes situações profissionais do quotidiano.

Saídas profissionais:

Os diplomados em Fisioterapia poderão desempenhar funções em:

  • Hospitais
  • Clínicas e centros de saúde públicos ou privados
  • Centros de reabilitação
  • Estabelecimentos termais
  • Estruturas desportivas
  • Escolas e institutos de ensino especial
  • Instituições de apoio a idosos

Estatuto profissional:

A qualificação permite o acesso ao título profissional de Fisioterapeuta, pertencente à carreira profissional dos técnicos de diagnóstico e terapêutica.