Famílias LGBTQIA+ e procriação medicamente assistida são tema de aula aberta
O Instituto Piaget em Almada promove no dia 23 de maio uma aula aberta com o tema “Dos direitos das famílias LGBTQIA+ à Procriação Medicamente Assistida”. A decorrer entre as 18h e as 20h, a aula aberta é de entrada livre, sendo dirigida tanto a estudantes, como a docentes, investigadores e público em geral.
A iniciativa ocorre no âmbito da unidade curricular Dinâmicas do Mundo Contemporâneo, do CTeSP de Intervenção Educativa em Creche, lecionado pela Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada. O evento procurará promover a reflexão sobre o tópico programático da família no século XXI; os direitos, conquistas e desafios das famílias LGBTQIA+; e as suas relações com as organizações educativas.
A oradora convidada para esta aula aberta é a professora, escritora e ativista Márcia Lima Soares. Licenciada em Estudos Portugueses e Ingleses e mestre em Estudos Portugueses Multidisciplinares, a oradora é atualmente professora de Português na Escola Secundária de Palmela, após uma experiência de 14 anos no ensino privado. Está igualmente a fazer o doutoramento em Estudos Medievais e, sempre que possível, ministra palestras sobre igualdade de género, orientação sexual e procriação medicamente assistida, mantendo a publicação de artigos online.
Em dezembro de 2020, lançou o livro infantojuvenil “Seis Ruas” e, em março de 2022, lançou “A Ervilha Congelada”, um livro infantil sobre bebés fruto de fertilização in vitro (FIV).
Instagram: @marcialimasoares