ERASMUS+ é um Programa Europeu nos domínios da Educação, Formação e Juventude que, entre outras medidas, possibilita aos estudantes de Ensino Superior a realização de Estudos ou Estágios no estrangeiro, através da atribuição de uma bolsa de apoio à mobilidade. Os estudantes ERASMUS+ podem passar um período de até 12 meses (aplica-se duração mínima, em função do tipo de mobilidade) numa Instituição de outro país, vendo reconhecida, pela sua própria Instituição, a equivalência às unidades curriculares ou estágio realizados.

Objetivos

Contribuir para o desenvolvimento de uma aprendizagem de qualidade ao longo da vida e das possibilidades por ela conferidas:

  • Reforçar a realização pessoal, a coesão social, a cidadania activa e a cidadania europeia;
  • Promover a criatividade, a competitividade e a empregabilidade;
  • Aumentar a participação na aprendizagem ao longo da vida;
  • Promover a aprendizagem e a diversidade linguística;
  • Explorar os resultados, os produtos e os processos inovadores.

Apoiar a criação de um Espaço Europeu de Ensino Superior e reforçar o contributo do ensino superior e do ensino profissional avançado no processo de inovação a nível Europeu.

O Programa no Instituto

O Instituto Piaget detém a Carta Universitária Erasmus (EUC) desde 2004 e a Carta Universitária Erasmus Alargada (EUC Extended) desde 2007, tendo efectuado as primeiras Acções de Mobilidade em 2006 e, desde então, tem vindo a expandir, tanto em número e natureza dos participantes como em parcerias estabelecidas, e a acumular experiências enriquecedoras testemunhadas pelos Estudantes, Docentes e Pessoal Técnico que têm tido a possibilidade de realizar intercâmbio na nossa Instituição (incoming) ou vivenciar essa mesma experiência num país de acolhimento (outgoing).

Mobilidade

Mobilidade de Estudantes:

  • SMS – Realização de um período de Estudos
  • SMP – Realização de um período de Estágio

Mobilidade de Pessoal:

  • STA – Mobilidade de Pessoal Docente – Missões de Ensino
  • STT – Mobilidade de Pessoal Técnico – Formação Profissional

Estas acções ocorrem em intercâmbio entre o Instituto Piaget e as Instituições Superiores de Ensino (IES) estrangeiras com quem tem Acordos Bilaterais estabelecidos para as diferentes áreas científicas. Qual o valor da bolsa ERASMUS+?

O valor das bolsas é definido anualmente tendo em conta o tipo de mobilidade, o país de destino e a duração da mobilidade. Com base nestes critérios poderá solicitar junto do seu Gabinete ERASMUS+ informação complementar sobre o valor estimado da bolsa a que se pode candidatar, bem como sobre os procedimentos de candidatura.

Mobilidade ERASMUS+: onde fazer?

Todos países da União Europeia são potenciais acolhedores de estudantes ERASMUS+: Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Croácia, Dinamarca, Espanha, Finlândia, França, Grécia, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Países Baixos, Suécia, Eslováquia, Eslovénia, Estónia, Hungria, Letónia, Lituânia, Polónia, República Checa, Chipre, Malta, Roménia e Portugal (apenas estudantes provenientes de Instituições de Ensino Superior do estrangeiro poderão fazer a sua mobilidade em Portugal).

É igualmente possível realizar mobilidade ERASMUS+ na Antiga República Jugoslava da Macedónia, na Islândia, no Liechtenstein, na Noruega e na Turquia.

A escolha da Instituição de acolhimento da mobilidade e do país de destino poderá ainda depender de critérios adicionais, nomeadamente, a existência de acordo específico firmado com o I. Piaget (ver separador Acordos Bilaterais). Por conseguinte, aconselhamos sempre a um contacto informativo prévio com o seu Gabinete ERASMUS+ antes da decisão e planeamento da mobilidade.

Quem organiza e promove o Programa ERASMUS+?

A Comissão Europeia é responsável pela implementação do Programa ERASMUS+, coordenado a nível central pela agência EACEA – Education, Audiovisual and Culture Executive Agency. Em Portugal é a Agência Nacional ERASMUS+ Educação e Formação quem gere e promove o programa de mobilidades no Ensino Superior. Pode saber mais através da Internet consultando:

Como posso candidatar-me?

Estudantes

Os/as estudantes devem aceder ao separador Candidaturas, onde podem consultar todas as informações sobre a candidatura, assim como, informações úteis sobre o programa.

Docentes/Staff

Os/as docentes e outros/as funcionários/as, devem solicitar pessoalmente informações junto do Gabinete ERASMUS+ existente no campus (ou em alternativa por email através do endereço mobilidade.lisboa@ipiaget.pt), manifestando a sua intenção de realizar uma mobilidade ERASMUS+. A partir desse momento serão acompanhados na instrução do processo necessário à candidatura a bolsa e realização da mobilidade.

Nota prévia: Apesar de exaustiva esta lista sofre alterações regulares, podendo ver integradas novas instituições. Os estudantes devem sempre consultar o Gabinete de Apoio Erasmus+ (mobilidade.lisboa@ipiaget.pt) no sentido de aferir as possibilidades de mobilidade, independentemente do facto da Instituição/País para onde pretendem ir poder não se encontrar aqui listado.

Alemanha

Áustria

Bélgica

Espanha

França

Grécia

Itália

Polónia

Suécia

Turquia

Erasmus+ é o novo programa da UE para a Educação, Formação, Juventude e Desporto.

O Programa Erasmus+ é, desde 2014, a resposta integrada nos domínios da educação, formação, juventude e desporto para desafios políticos, sociais e económicos, apontados pela Estratégia Europa 2020 e pelo Tratado de Lisboa como a redução do desemprego; melhoria das qualificações académicas, incremento da cidadania ativa e desenvolvimento do capital humano europeu.

Herdeiro de ações da União Europeia como o Programa de aprendizagem ao longo da Vida, Erasmus Mundus, Tempus, Alfa ou Edulink, o programa Erasmus+ aumentou, consideravelmente, o financiamento da UE (+40%) destinado ao desenvolvimento de conhecimentos e competências, refletindo a importância do ensino e formação na União Europeia e nas agendas políticas nacionais.
Reduzir o abandono escolar e aumentar o número de estudantes do ensino superior são alguns dos principais objetivos do Erasmus+ no âmbito da educação.

O Instituto Piaget participa no programa Erasmus+ na sequência da aprovação da Carta Erasmus.

Documentos para consulta

Como posso candidatar-me?

Os(as) estudantes do IP interessados(as) em realizar uma mobilidade ao abrigo do Programa Erasmus+, devem inscrever-se diretamente na plataforma Inforestudante, através da conta pessoal, escolhendo a opção – mobilidade Outgoing.

Muito importante!

Antes de formalizares a tua candidatura deves aconselhar-te atempadamente com o Gabinete de Mobilidade da tua Escola e com o(a)Coordenador(a) do teu curso, para planear a sua mobilidade de estudos ou estágio, em conformidade com as indicações que lhe forem prestadas.

Calendário de Candidaturas Erasmus 2025-2026

Consulta aqui todas as informações sobre os prazos de candidatura.

Tens dúvidas sobre a candidatura? Para receberes toda a informação sobre as inscrições e candidaturas podes enviar um e-mail para mobilidade.lisboa@ipiaget.pt ou dirigir-te ao gabinete de mobilidade da Escola que frequentas, ver separador contactos.

Para mais informações consulta o Guia Informativo Programa Erasmus (a disponibilizar brevemente).

Para que possas organizar a tua candidatura, confere aqui todas as etapas do processo: Check list – estudantes OUTgoing.

Como funciona o processo de inscrição e de candidaturas?

Os estudantes devem inscrever-se diretamente na plataforma Inforestudante, através da tua conta pessoal, escolhendo a opção – mobilidade Outgoing.

Quem pode participar?

São elegíveis todos os estudantes que preencham os requisitos determinados pela Agência Nacional ERASMUS+ e que se encontrem regularmente matriculados num dos cursos conferentes de grau, com a situação de tesouraria regularizada.

Os estudantes que estejam a frequentar o 1.º ano podem inscrever-se para participação no programa, mas apenas para mobilidades a iniciar no 2.º semestre (do ano letivo seguinte ao que se encontram a frequentar) e se tiverem concluído pelo menos 30 ECT´s no momento da inscrição.

Os recém-graduados poderão realizar um período de Mobilidade para Estágios, se o fizerem nos 12 meses imediatamente a seguir ao fim do ciclo de estudos em que se encontravam inscritos.

Duração da Mobilidade

Os períodos de mobilidade para estudos têm a duração mínima de 2 meses (60 dias) e máxima de 12 meses.

Os períodos de mobilidade para estágio (curricular ou extra curricular) e estágio para recém-graduados têm a duração mínima de 2 meses (60 dias) e máxima de 12 meses.

Nota: O período máximo, por ciclo de estudos, em atividades de mobilidade Erasmus+ (estudos, estágio e estágio para recém-graduados) é de 12 meses.

Bolsas e Apoios

Bolsas Erasmus

O Programa Erasmus é financiado pela Comissão Europeia e, após comunicação por parte da Agência Nacional do montante da verba atribuído ao IP, a distribuição da mesma pelas é efetuada pelo Gabinete de Mobilidade Central do Instituto Piaget. As bolsas a atribuir são definidas de acordo com os critérios de seriação definidos anualmente e divulgados no site institucional.

O facto da candidatura a mobilidade ser aceite para efetuar um período de mobilidade não significa que lhe seja atribuída uma Bolsa Erasmus. As bolsas não são garantidas.

Caso venham a ser concedidas, o cálculo das mesmas tem por base a disponibilidade financeira e o limite máximo compreendido entre as datas de chegada e de partida comprovadas nos documentos próprios e, serão pagas após estarem reunidas as condições financeiras e processuais para tal, podendo não contemplar o período total da mobilidade.

A seleção e seriação dos participantes bolseiros é da responsabilidade do Gabinete de Mobilidade Central após submissão da inscrição no Inforestudante.

Bolsa Instituto Piaget

Independentemente de receberem, ou não, uma Bolsa financiada pelo programa Erasmus+, o Instituto Piaget oferece uma redução de 50% na mensalidade a todos os estudantes que realizem uma mobilidade para estudos ou para estágio.

A redução é aplicada durante os meses de duração da mobilidade.

Apoios complementares

Os/As estudantes com necessidades especiais podem concorrer a bolsas suplementares (DIS/SEVD). No site institucional e da Agência Nacional Erasmus+, encontra-se toda a informação necessária à candidatura a este suplemento.

Dificuldades Económicas: Os estudantes com dificuldades económicas comprovadas podem candidatar-se a uma Bolsa suplementar.

Estudantes com Necessidades Especiais: podem candidatar-se a uma Bolsa adicional, que pode contemplar apoio financeiro para um acompanhante.

Viagens Ecológicas: se viajares para o país de destino utilizando um meio de transporte considerado sustentável, serás elegíveis para um apoio adicional, em formato de contribuição única de 50,00€

O Gabinete de Mobilidade Central do Instituto Piaget, fornecerá aos Serviços de Ação Social das Escola toda a informação necessária relativa aos/às estudantes que se referenciaram como bolseiros e se encontrem em mobilidade, com vista a que seja assegurada a atribuição desse complemento de bolsa.

Em caso de dúvida deve contacta o Gabinete de Mobilidade.

Estas informações não dispensam a consulta do regulamento de mobilidade Erasmus e da informação disponível no site da Agência Nacional Erasmus.

Welcome to Piaget!

Your experience here will be guaranteed to be excellent on all levels: academic, scientific, cultural and social.

Would you like to have an Erasmus experience at one of the Piaget’s schools?

We are available to welcome you for study or internship mobility (depending on the course and available vacancies).

You can find information about contacts, appointments and requirements by downloading this PDF.

4 scenarios for a memorable experience

At Piaget we have a wide range of training offerings operating across our 4 Campuses:

Campus of Algarve

between history and the Algarve beaches:

  • At a 5-minute walking distance from the historical center of the city of Silves;
  • Mild climate throughout the year;
  • Close to a number of excellent beaches;
  • A city with history, tradition, fun and adventure.

Campus of Almada

with Lisbon on the other river bank:

  • At a 10-minute train ride from Lisbon, and next to a railway and road hub;
  • Cosmopolitan ambiance;
  • A city full of culture, diversity and leisure spaces;
  • Close to the irresistible Costa de Caparica beaches.

Campus of Gaia

just a step away from the city of Oporto:

  • At a 20-minute train ride from Oporto, a UNESCO World Heritage Site;
  • Young and cool ambiance;
  • Irresistible gastronomy;
  • A hospitable city, combining tradition and culture with fun.

Campus of Viseu

the charm of the countryside with a modern touch:

  • At a 20-minute distance from the historical center of the city of Viseu;
  • Modern and vibrant city in a quiet area;
  • Adventure and nature tourism facilities;
  • Accessible cost of living;
  • A student residence.

Contactos

Central Department

Paula Ramos

Algarve Department

Alexandre Nunes

Almada Department

Arijana Medvedec

V. N. Gaia Department

Mafalda Silva / Verónica Abreu

Viseu Department

Ana Margarida Caldeira

Useful information

Accommodation

We advise our students to research rental offers in the city where they will live for the duration of their mobility. To find out about the values ​​practiced in the real estate market, research the types and locations that are in line with your budget, compare prices and conditions and, therefore, make a better decision, we leave below some websites that can help you in this mission:

  • BQuarto.pt
  • EasyQuarto
  • GabinoHome
  • casas.com.pt
  • Alojamento.pt
  • Arrenda.com
  • Erasmusu
  • Domus Nostra
  • Esel
  • Wimdu
  • Uniplaces

Formalities for residing in Portugal during the mobility period:

https://www.acm.gov.pt/ru/-/sou-cidadao-europeu-e-necessario-registar-me-para-residir-em-portugal-

EU citizens have the right to reside in Portugal for a period of up to three months, without other conditions and formalities other than holding a valid identity document (identity card, citizen card or passport). The same principle applies to family members of EU citizens who, with a valid passport, accompany or join them.
EU citizens, whose stay in Portugal lasts for more than three months, must register to formalize their right of residence. After three months of stay in national territory, the EU citizen has 30 days to register, receiving the Registration Certificate.

Public transport

When you arrive, you can obtain a social pass to travel on public transport for free if you are under 23 years old. Find more information in school’s academic services.

Gabinete Central Erasmus+

Gabinete Erasmus+ Almada

Gabinete Erasmus+ Silves

Gabinete Erasmus+ V. N. Gaia

Gabinete Erasmus+ Viseu