Objetivos

O aumento da longevidade e consequente envelhecimento demográfico lançaram novos desafios aos múltiplos profissionais que trabalham com idosos. A articulação da humanização na prestação dos cuidados com as competências técnicas tornou-se uma exigência para a qual a psicologia do envelhecimento pode oferecer um contributo essencial. A pós-graduação em Psicogerontologia procura ir ao encontro das necessidades formativas dos profissionais, proporcionando conhecimentos e desenvolvendo competências para intervir com os idosos e suas famílias, através do conhecimento das implicações psicológicas dessa fase do ciclo de vida para a compreensão do desenvolvimento normal ou patológico e dos processos de saúde e adaptação. Este curso de pós-graduação visa promover a qualidade da intervenção dos profissionais que trabalham com idosos e suas famílias, a partir dos contributos da psicologia aplicada ao envelhecimento, mormente através do desenvolvimento de competências para a prestação de cuidados orientada para o bem-estar e qualidade de vida do geronte e família.

Available at

Vila Nova de Gaia / Oporto

Ana Ribas

Ana Ribas

Coordinator
Post-Graduate Course in Psychogerontology

Bruno Alves

Coordinator
Post-Graduate Course in Psychogerontology
UC – 1st Semester           CH  ECTS

Diagnosis and Psychosocial Intervention in the Community

 20 T 2

Diagnosis and Psychosocial Intervention in the Elderly and Family

 20 T 2

Aging and Legal Framework

 20 T 2

Equipment, Social Responses and Social Innovation for the Elderly

 30 T 3

Spirituality, Grief and Adjustment to Longevity

 20 T 2

Gerontology and Education

 20 T 2

Gerontology and Geriatrics

 20 T 2

Leadership and Team Management

 20 T 2

Psychology of Aging

 20 T 2

Mental Health and Psychopathology

 30 T 3

Seminars I: Strategic Management of Services and People

30 SE 3

Seminars II

 20 SE 2

Occupational Therapy and Active Aging

 20 T 2

UC – Curricular Unit | CH – Workload | ECTS – ECTS Credits | T – Theoretical | PL – Practical and Laboratory | TP – Theoretical/Practical | SE – Seminar/Internship | OT – Tutorial

Requisitos de acesso

O ingresso na pós-graduação pode ser realizado por detentores do grau de Licenciado, ou equivalente legal, na área da saúde e/ou ciências humanas.

Poderão ser admitidos outros candidatos detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que tenha sido reconhecido, pelo Conselho Técnico-Científico, como atestando capacidade para a realização deste curso

Obtenção de Diploma

Para a conclusão da Pós-Graduação em Psicogerontologia, o estudante deverá cumprir um plano curricular constituído por 30 créditos ECTS obrigatórios.

A Pós-Graduação conferirá as competências necessárias para reconhecer o impacto dos fenómenos do envelhecimento no ciclo de vida da pessoa e família; diferenciar os processos de desenvolvimento normal e patológico; identificar os processos de saúde e adaptação à terceira idade; conceber e implementar projetos no domínio da psicogerontologia; desenvolver programas de intervenção para a promoção da saúde mental do geronte.

Saídas profissionais

Ao realizar a Pós-Graduação, os diplomados ficarão aptos para desempenhar funções em unidades e serviços de saúde públicos ou privados, cuidados primários e comunitários; autarquias, juntas de freguesias, estruturas residenciais para idosos e outras entidades públicas e empresariais privadas no domínio da terceira idade.

Escola Superior de Saúde Jean Piaget em V. N. Gaia

 

Duração: 8 meses

A pós-graduação em Psicogerontologia está incluída na oferta formativa da ESS Jean Piaget/ Vila Nova de Gaia direcionada para profissionais de saúde e de áreas afins, sendo lecionada parte da formação em regime presencial e outra parte em regime a distância.

A pós-graduação pode ser frequentada isoladamente ou em conjunto com a pós-graduação em Cuidados de Saúde ao Geronte, possibilitando a realização de duas pós-graduações em áreas complementares, simultaneamente. Deste modo obtém uma certificação dupla, durante o mesmo número de meses em que frequentaria uma pós-graduação.

 

Área de estudo

  • Ciências da Saúde

QUESTIONS? SEND US A MESSAGE!