Objetivos

Os cuidados de saúde primários atravessam um momento de reestruturação, crescimento e afirmação enquanto pilar de base dos cuidados de saúde em Portugal.

Conscientes dos novos desafios emergentes relacionados com reformas em implementação nesta área do cuidar, importa apostar numa formação diferenciada dos profissionais de saúde, no sentido de estes desenvolverem competências, de forma mais autónoma, em intervenção comunitária e cuidados de saúde primários.

O plano de estudos da Pós-graduação em Intervenção Comunitária e Cuidados de Saúde Primários integra unidades curriculares com conteúdos diversificados e orientados para as questões práticas da gestão e organização dos cuidados de saúde primários e da intervenção comunitária, complementadas por um ciclo de seminários temáticos atuais, que permitirá uma análise profunda da realidade particular que torna este sector da saúde único.

Este curso pós-graduado pretende contribuir para o desenvolvimento do conhecimento na perspetiva da formação dos profissionais interessados na intervenção comunitária e nos cuidados de saúde primários.

Available at

Vila Nova de Gaia / Oporto

Ana Ribas

Ana Ribas

Coordinator
Post-Graduate Course in Community Intervention and Health Primary Care

Bruno Alves

Coordinator
Post-Graduate Course in Community Intervention and Health Primary Care
UC – 1st Semester           CH  ECTS

Emotional Skills Health Professionals

 20 T 2

Communication and Psychosocial Support the Patient and Family

 20 T 2

Diagnosis and Intervention in Community Contexts

 40 T 4

Law and Ethics in Health Care

 20 T 2

Economics, Management and Health Information

 20 T 2

Leadership and Team Management

 20 T 2

Models and Practices of Community Intervention

 30 T 3

Organization and Public Health Policy

 20 T 2

Planning and Community Intervention Projects

 10 T | 10 TP 2

Principles and Philosophy of Health Primary Care and Community Intervention

 30 T 3

Seminars I: Strategic Management of Services and People

 30 SE 3

Seminars II

 30 SE 3

UC – Curricular Unit | CH – Workload | ECTS – ECTS Credits | T – Theoretical | PL – Practical and Laboratory | TP – Theoretical/Practical | SE – Seminar/Internship | OT – Tutorial

Requisitos de acesso

O ingresso na pós-graduação pode ser realizado por detentores do grau de Licenciado, ou equivalente legal na área da saúde, ou ciências sociais e humanas.

Poderão ser admitidos outros candidatos detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que tenha sido reconhecido, pelo Conselho Técnico-Científico, como atestando capacidade para a realização deste curso.

Obtenção de Diploma

Para a conclusão da Pós-graduação em Intervenção Comunitária e Cuidados de Saúde Primários, o estudante deverá cumprir um plano curricular constituído por 30 créditos ECTS obrigatórios.

Saídas profissionais

Ao realizar a pós-graduação, os diplomados ficarão aptos para desempenhar funções em unidades de cuidados continuados e paliativos, em hospitais gerais e especializados públicos e privados, centros de saúde, clínicas privadas, em centros de cuidados domiciliários, entre outras.

Escola Superior de Saúde Jean Piaget em V. N. Gaia

 

Duração: 8 meses

A Pós-graduação em Intervenção Comunitária e Cuidados de Saúde Primários está incluída na oferta formativa da ESS Jean Piaget de Vila Nova de Gaia, direcionada para profissionais de saúde e de áreas afins.

A Pós-Graduação pode ser frequentada isoladamente ou em conjunto com a Pós-Graduação em Cuidados Paliativos e Continuados, possibilitando a realização de duas pós-graduações em áreas complementares, simultaneamente. Deste modo obtém uma certificação dupla, durante o mesmo número de meses em que frequentaria uma pós-graduação.

 

Área de estudo

  • Ciências da Saúde

QUESTIONS? SEND US A MESSAGE!