Objetivos

Os Recursos Humanos deixaram de ser vistos como simples recursos com determinadas competências para executar tarefas e para alcançar os objetivos das organizações, para passarem a ser um fator diferenciador na gestão estratégia dos serviços ou instituições.

Considerando o potencial humano e as competências como base na gestão de pessoas e organizações, torna-se importante reconfigurar as condições de trabalho no contexto de produção, das organizações e das pessoas. A gestão estratégica de Recursos Humanos integra a noção da partilha de experiências e conhecimentos visando encontrar soluções para uma vasta variedade de problemas.

Gerir pessoas vai para além do controlo de procedimentos e rotinas; implica o envolvimento de todos os elementos da organização e um investimento na criatividade e inovação como fatores de qualidade e diferenciação.

Esta Pós-Graduação proporciona uma exploração teórica e prática de conceitos, princípios e técnicas fundamentais de gestão estratégica de recursos humanos.

Available at

Vila Nova de Gaia / Oporto

Ana Ribas

Ana Ribas

Coordinator
Post-Graduate Course in Human Resource Management
scientist-512

Bruno Alves

Coordinator
Post-Graduate Course in Human Resource Management
UC – Annual CH  ECTS
Labor Law and Social Security  20 T  2
Fundamentals of Organizational Behavior  20 T  2
Management of Professional Competence and Training  20 T  2
Strategic Career Management and Compensation  20 T  2
Strategic Human Resource Management – Structure and Function  20 T  3
 Gestão Estratégica de Recursos Humanos – Recrutamento, Seleção e Integração  20 T 2
Strategic Management and Services Marketing  20 T  2
 Investigação e Métodos Estatísticos  30 T 3
Leadership and Team Management  20 T  2
Management Principles and Management of Organizations  20 T  2
 Saúde Ocupacional  20 T  2
 Seminários I: Gestão Estratégica, Comunicação e Ética Organizacional  40 S  4
Seminars II: Strategic Management of Services and People  20 S  2
Technology and Information Systems  20 T  2

UC – Curricular Unit | CH – Workload | ECTS – ECTS Credits | T – Theoretical | S – Seminar/Internship

A pós-graduação em Gestão de Recursos Humanos está direcionada para profissionais de saúde e de áreas afins, sendo lecionada parte da formação em regime presencial e outra parte em regime à distância.

 

Requisitos de acesso

O ingresso na pós-graduação pode ser realizado por detentores do grau de Licenciado, ou equivalente legal na área da saúde, ciências sociais e humanas, gestão, ou outras.

Poderão ser admitidos outros candidatos detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que tenha sido reconhecido, pelo Conselho Técnico-científico, como atestando capacidade para a realização deste curso.

Obtenção de Diploma

Para a conclusão da Pós-Graduação em Gestão de Recursos Humanos, o estudante deverá cumprir um plano curricular constituído por 32 créditos ECTS obrigatórios.

A Pós-Graduação em Gestão de Recursos Humanos conferirá as competências necessárias para a gerir e coordenar recursos humanos; otimizar e racionalizar os recursos; melhorar a capacidade de decisão e avaliação da eficácia das políticas de recursos humanos; integrar, motivar, organizar e dirigir pessoas.

Perfil de saída

Ao realizar a Pós-Graduação, os diplomados ficarão aptos para desempenhar funções como gestor de Recursos Humanos em unidades de saúde públicas e privadas, instituições de solidariedade social, organizações não-governamentais, associações e empresas.

Escola Superior de Saúde Jean Piaget em V. N. Gaia

8 meses • 31 Créditos ECTS

 

Área de estudo

Gestão e Administração

 

Regras de avaliação

A avaliação dos estudantes visa apurar o seu aproveitamento em termos da evolução dos conhecimentos e da aquisição de competências definidos no programa das unidades curriculares.

A avaliação em cada unidade curricular pressupõe métodos e instrumentos adequados aos seus objetivos, características e conteúdos ministrados, sendo realizada de acordo com o Regulamento de Frequência e Avaliação em vigor. Em termos gerais, existem duas modalidades de avaliação: a avaliação contínua em que se avalia toda a prestação do estudante ao longo do semestre/trimestre/ano – participação nas atividades realizadas na unidade curricular, trabalhos individuais e em grupo, provas orais e escritas, entre outros; e a avaliação por exame, a qual avalia apenas a prestação do estudante no exame realizado.

RAZÕES PARA ESTUDAR GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

Ao realizar a Pós-Graduação, os diplomados ficarão aptos para desempenhar funções como gestor de Recursos Humanos em unidades de saúde públicas e privadas, instituições de solidariedade social, organizações não-governamentais, associações e empresas.

TENS DÚVIDAS? ENVIA-NOS UMA MENSAGEM!