Objetivos

A prática da Enfermagem em contexto peri-operatório apresenta um défice de oferta formativa específica, que se inicia nos cursos de base e se estende ao ensino pós-graduado. A complexidade e especificidade dos cuidados prestados ao cliente cirúrgico conduzem à necessidade de formação especializada para os profissionais de enfermagem que trabalham em contexto de bloco operatório.

Esta Pós-Graduação em Enfermagem do Bloco Operatório, na vertente da Instrumentação Cirúrgica surge da necessidade em desenvolver competências num mundo tão vasto e em constante mudança como o da cirurgia. Em particular, pretende-se colmatar lacunas na formação de base dos enfermeiros, fornecendo conhecimentos teórico-práticos de instrumentação cirúrgica e anestesia em várias especialidades, permitindo uma maior qualificação profissional.

Available at

Vila Nova de Gaia

Ana Ribas

Ana Ribas

Coordinator
Post-Graduate Course in Operating Room Nursing: Surgical Instruments

Bruno Alves

Coordinator
Post-Graduate Course in Operating Room Nursing: Surgical Instruments
UC – Annual           CH  ECTS

Infection Control and Decontamination of Medical Devices

 24 T | 6 P 3

Traineeship

 40 S 5

Nursing Fundamentals in the Operating Room

 20 T 2

Nursing and Health Economics Management in Operating Room

 30 T 3

Leadership and Team Management

 20 T 2

Cardiothoracic Surgical Pathology and Vascular and Surgical Instruments

 30 T 3

Surgical Pathology in Plastic Surgery and Maxillofacial Surgical and Surgical Instruments

 30 T 3

Surgical Pathology Neurosurgery , Ophthalmology and Otorhinolaryngology and Surgical Instruments

 30 T 3

Surgical Pathology in Orthopedics and Traumatology and Surgical Instruments

 30 T 3

Surgical Pathology in Urology, Gynecology and Obstetrics and Surgical Instruments

 30 T 3

Pathology in General Surgery and Surgical Instruments

 30 T 3

Security and Risk Management in the Operating Room

 30 T 3

Seminars I: Peri-operative Nursing

 40 S 4

Seminars II: Surgical Instrumentation

 40 S 4

UC – Curricular Unit | CH – Workload | ECTS – ECTS Credits | T – Theoretical | PL – Practical and Laboratory | TP – Theoretical/Practical | SE – Seminar/Internship | OT – Tutorial

Requisitos de acesso

O ingresso na pós-graduação pode ser realizado por detentores do grau de Licenciado, ou equivalente legal, na área das Ciências de Enfermagem.

Poderão ser admitidos outros candidatos detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que tenha sido reconhecido, pelo Conselho Técnico-Científico, como atestando capacidade para a realização deste curso.

Obtenção de Diploma

Para a conclusão da Pós-Graduação em Enfermagem do Bloco Operatório: Instrumentação Cirúrgica, o estudante deverá cumprir um plano curricular constituído por 44 créditos ECTS obrigatórios.

Saídas profissionais

Ao realizar a Pós-Graduação, os diplomados ficarão aptos para desempenhar funções como enfermeiros peri-operatórios, na vertente da instrumentação, em unidades de cirurgia de hospitais ou clínicas, públicas ou privadas.

Escola Superior de Saúde Jean Piaget em V. N. Gaia

 

Duração: 10 meses

A Pós-graduação em Enfermagem do Bloco Operatório: Instrumentação Cirúrgica está incluída na oferta formativa da ESS Jean Piaget/ Vila Nova de Gaia, direcionada para profissionais de saúde e de áreas afins.

A Pós-Graduação pode ser frequentada isoladamente ou em conjunto com a Pós-Graduação em Enfermagem de Anestesia, possibilitando a realização de duas pós-graduações em áreas complementares, simultaneamente. Deste modo, obtém uma certificação dupla, durante o mesmo número de meses em que frequentaria uma pós-graduação.

 

Área de estudo

  • Ciências da Enfermagem

QUESTIONS? SEND US A MESSAGE!