Objetivos

A Pós-Graduação em Administração e Gestão de Unidades de Saúde procura proporcionar formação diferenciada a profissionais do sector da saúde, para o desempenho de funções de gestão, direção ou coordenação de unidades e serviços de saúde. Em particular, pretende consolidar um quadro de referência conceptual e metodológico que permita uma intervenção prática eficaz, através de técnicas e instrumentos específicos de gestão e administração, no contexto das organizações da saúde.

Available at

Vila Nova de Gaia / Oporto

Ana Ribas

Ana Ribas

Coordinator
Post-Graduate Course in Health Units Management

Bruno Alves

Coordinator
Post-Graduate Course in Health Units Management
UC – Annual           CH  ECTS

Economia da Saúde e Finanças

 20 T 2

Fundamentals of Organizational Behavior

 20 T 2

Quality Management in Health

 20 T 2

Strategic Management and Services Marketing

 10 T | 10 TP 2

Governação Clínica

 20 T 2

Investigação e Métodos Estatísticos 

 20 T 2

Leadership and Team Management

 30 T 3

Logistics in Health Units

 20 T 2

Planeamento e Gestão de Projetos

 20 T 2

Management Principles and Management of Organizations

 20 T 2

Seminários I: Gestão Estratégica, Comunicação e Ética Organizacional

 40 S 4

Seminários II: Gestão de Recursos Humanos, Contratualização e Direito em Saúde

40 S 4

Health Systems and Policies

 20 T 2

Technology and Information Systems

 20 T 2

UC – Curricular Unit | CH – Workload | ECTS – ECTS Credits | T – Theoretical | PL – Practical and Laboratory | TP – Theoretical/Practical | SE – Seminar/Internship | OT – Tutorial

Requisitos de acesso

O ingresso na pós-graduação pode ser realizado por detentores do grau de Licenciado, ou equivalente legal na área da saúde, nomeadamente médicos, enfermeiros e outros técnicos de saúde; licenciados em áreas da gestão, economia e direito.

Poderão ser admitidos outros candidatos detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que tenha sido reconhecido, pelo Conselho Técnico-científico, como atestando capacidade para a realização deste curso.

Obtenção de Diploma

Para a conclusão da Pós-Graduação em Administração e Gestão de Unidades de Saúde, o estudante deverá cumprir um plano curricular constituído por 33 créditos ECTS obrigatórios.

A Pós-Graduação em Administração e Gestão de Unidades de Saúde conferirá as competências necessárias para integrar e articular grupos de trabalho pluridisciplinares; administrar e gerir unidades de saúde numa perspetiva de otimização e racionalização dos recursos; melhorar a capacidade de decisão e de avaliação do seu impacto no sistema de saúde; integrar, motivar, organizar e dirigir pessoas; desenvolver uma perspetiva integrada da realidade interna e do contexto social e económico em que se insere o Sistema de Saúde; estimular a formação, investigação, supervisão/orientação de outros profissionais neste âmbito.

Saídas profissionais

Ao realizar a Pós-Graduação os diplomados ficarão aptos para desempenhar funções como administradores ou gestores de unidades de saúde públicas e privadas, assim como em empresas públicas ou privadas, órgãos de administração central e local na área da saúde.

Escola Superior de Saúde Jean Piaget em V. N. Gaia

 

A Pós-graduação em Administração e Gestão de Unidades de Saúde está incluída na oferta formativa da ESS Jean Piaget/ Vila Nova de Gaia direcionada para profissionais de saúde e de áreas afins.

A Pós-Graduação pode ser frequentada isoladamente ou em conjunto com a Pós-Graduação em Gestão de Recursos Humanos, possibilitando a realização de duas pós-graduações em áreas complementares, simultaneamente. Deste modo obtém uma certificação dupla, durante o mesmo número de meses em que frequentaria uma pós-graduação.

 

Área de estudo

  • Gestão e Administração

 

QUESTIONS? SEND US A MESSAGE!