Objetivos

A Pós-Graduação em Educação Patrimonial, Cultura e Turismo visa proporcionar uma formação científica pluridisciplinar que permita a articulação transversal do conhecimento como vetor de desenvolvimento das atividades no campo da educação, do património, do turismo e da cultura.

Disponível em

Almada

Helena Ribeiro de Castro

Coordenadora
Pós-Graduação em Educação Patrimonial, Cultura e Turismo

Miguel Feio

Coordenador
Pós-Graduação em Educação Patrimonial, Cultura e Turismo
UC – 1.º Semestre           CH  ECTS

Gestão e Valorização do Património Cultural

 20 T | 20 TP 3

Projetos Culturais, Produção e Comunicação de Eventos

 26 TP 2

Museologia do Património e Função Social e Educativa

 16 T | 10 TP 2

Educação pelo Património e Cidadania

 26 T 2

Oficina Didática da História e Património e Tecnologias Aplicadas

 30 PL 2

Oficina de Expressões e Práticas Performativas

 30 PL 2

Inventariação e Arquivo do Património

 16 TP 2

Património Paleontológico – Importância e Valorização

16 TP 2

Rotas e Itinerários Patrimoniais e Turísticos

 26 TP 3

Seminários

 20 SE 3

Estágio e Projeto Cultural

 30 SE | 20 OT 7

Legenda: T- Teórica; TP- Teóricas/Práticas, PL-Práticas e Laboratório, OT- Orientação Tutorial, SE- Seminários /Estágios, UC – Unidade Curricular, CH Carga Horária, ECTS – Créditos ECTS

Requisitos de acesso

O ingresso na pós-graduação pode ser realizado por detentores do grau de Licenciado, ou equivalente legal, em qualquer área.

Poderão ser admitidos outros candidatos detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que tenha sido reconhecido, pelo Conselho Técnico-científico, como atestando capacidade para a realização deste curso.

Obtenção de Diploma

Para a conclusão da Pós-Graduação em Educação Patrimonial, Cultura e Turismo, o estudante deverá cumprir um plano curricular constituído por 30 créditos ECTS obrigatórios.

A Pós-Graduação em Educação Patrimonial, Cultura e Turismo conferirá as competências necessárias para:

  • aplicar a legislação fundamental reguladora da atividades patrimoniais, culturais e turísticas;
  • identificar as especificidades e potencialidades do território, de modo a ser capaz de o classificar e projetar estratégias de aproveitamento/utilização do património nas atividades de dimensão educativa, cultural ou turística;
  • desenvolver estratégias educativas ligadas às realidades profissional e territorial, em termos de educação e de animação patrimonial, cultural e turística;
  • comunicar adequadamente nos contextos educativos, culturais e turísticos;
  • organizar eventos, conferências e programas no âmbito da educação pelo património, cultura e turismo;
  • desenvolver competências de empreendedorismo, promovendo a capacidade de inovação sustentada nos pilares educação-património-cultura-turismo.

Saídas profissionais

Os detentores do certificado de Pós-Graduação em Educação Patrimonial, Cultura e Turismo poderão desempenhar funções como:

  • profissional/técnico de museu;
  • programador e mediador cultural e educativo;
  • técnico de serviços educativos de museus, monumentos e sítios;
  • organizador e gestor de eventos.

Escola Superior de Educação Jean Piaget em Almada

Duração: 6 meses

 

A Pós-graduação em Educação Patrimonial, Cultura e Turismo visa preparar os formandos para o mercado de trabalho na área da cultura, turismo e património.

Com o crescimento do Turismo, as exigências do mercado são cada vez mais específicas, sendo exigido que áreas como o turismo e a Cultura colaborem de forma estreita.

O sucesso do sector turístico resulta, igualmente, das valências de lazer e da importância da patrimonialização, que têm vindo a assumir-se como fundamentais nos processos de desenvolvimento, em diferentes escalas de ação, quer local, quer a nível nacional.

Desta forma, esta formação visa estabelecer uma ponte entre as áreas, dotando os formandos de um conhecimento técnico que lhes permita atuar com um conhecimento profissional de excelência.

O conhecimento do património é vital para promover o turismo, o comércio local e valorizar ainda mais os monumentos, museus, palácios e demais património edificado, bem como as manifestações de património imaterial. Assim, pretende-se desenvolver competências dos formandos sustentadas nos pilares educação-património-cultura-turismo.

 

Área de estudo

  • Ciências da Educação

TENS DÚVIDAS? ENVIA-NOS UMA MENSAGEM!