Objetivos

A Organização Mundial de Saúde (OMS) refere que os cuidados paliativos e continuados deverão constituir uma prioridade das políticas de saúde, devido ao forte impacto social das doenças prolongadas e dos problemas do fim de vida, constituindo-se como uma necessidade em termos de saúde pública. Requerem, por conseguinte, a gestão e organização dos cuidados de saúde primários e da intervenção comunitária, complementadas por um ciclo de seminários temáticos atuais, que permitirá uma análise profunda da realidade particular que torna este sector da saúde único.
A pós-graduação em Cuidados Paliativos e Continuados pretende, assim, assegurar o conhecimento científico, técnico, humano e cultural necessário à prestação de cuidados, habilitando os profissionais a prestar cuidados especializados ao doente em situação de doença prolongada, incurável, progressiva e em fim de vida, proporcionando qualidade de vida a si e as suas famílias.

Em relação aos cuidados de saúde primários, estes atravessam um momento de reestruturação, crescimento e afirmação enquanto pilar de base dos cuidados de saúde em Portugal.
Conscientes dos novos desafios emergentes relacionados com reformas em implementação nesta área do cuidar, importa apostar numa formação diferenciada dos profissionais de saúde, no sentido de estes desenvolverem competências, de forma mais autónoma, em intervenção comunitária e cuidados de saúde primários.
O Plano de Estudos da Pós-graduação em Intervenção Comunitária e Cuidados de Saúde Primários integra, assim, unidades curriculares com conteúdos diversificados e orientados para as questões práticas da gestão e organização dos cuidados de saúde primários e da intervenção comunitária, complementadas por um ciclo de seminários temáticos atuais, que permitirá uma análise profunda da realidade particular que torna este sector da saúde único.

Available at

Vila Nova de Gaia / Oporto

Ana Ribas

Ana Ribas

Coordinator
Post-Graduate Course in Palliative and Continuing Care and Community Intervention and Health Primary Care

Bruno Alves

Coordinator
Post-Graduate Course in Palliative and Continuing Care and Community Intervention and Health Primary Care
UC – 1st Semester           CH  ECTS

Emotional Skills in Health Professionals

 20 T 2

Communication and Psychosocial Support for the Patient and Family

 20 T 2

Pain Control and Other Symptoms in Continuing and Palliative Care

 30 T 3

Diagnosis and Intervention in Community Contexts

 40 T 4

Law and Ethics in Health Care

 20 T 2

Economics, Management and Health Information

 20 T 2

Leadership and Team Management

 20 T 2

Models and Practices of Community Intervention

 30 T 3

Organization and Public Health Policy

 20 T 2

Prevalent Pathologies in Palliative and Continuing Care Integrated

 34 T | 6 P 4

Planning and Management of Community Intervention Projects

 10 T | 10 TP 2

Principles and Philosophy of Palliative and Continuing Care

 30 T 3

Principles and Philosophy of Health Primary Care and Community Intervention

 30 T 3

Seminars / Research Methodology / Training and Development

 30 S 3

Seminars I: Strategic Management of Services and People

 30 S 3

Seminars II

 30 S 3

Suffering and Psychological Intervention in Palliative and Continuing Care

 20 T 2

UC – Curricular Unit | CH – Workload | ECTS – ECTS Credits | T – Theoretical | PL – Practical and Laboratory | TP – Theoretical/Practical | S – Seminar/Internship | OT – Tutorial

Requisitos de acesso

O ingresso nas pós-graduações pode ser realizado por detentores do grau de Licenciado, ou equivalente legal na área da saúde, ou ciências sociais e humanas.

Poderão ser admitidos outros candidatos detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que tenha sido reconhecido, pelo Conselho Técnico-Científico, como atestando capacidade para a realização deste curso.

Obtenção de Diploma

Pós-Graduação em Cuidados Paliativos e Continuados

Para a conclusão da Pós-Graduação em Cuidados Paliativos e Continuados, o estudante deverá cumprir um plano curricular constituído por 30 créditos ECTS obrigatórios. A Pós-Graduação em Intervenção em Cuidados Paliativos e Continuados conferirá as competências necessárias para prestar cuidados especializados ao doente em situação de doença prolongada e incurável, promovendo a sua qualidade de vida, e intervindo numa perspetiva biopsicossocial, incluindo o apoio dos seus cuidadores informais e famílias.

Pós-Graduação em Intervenção Comunitária e Cuidados de Saúde Primários

Para a conclusão da Pós-graduação em Intervenção Comunitária e Cuidados de Saúde Primários, o estudante deverá cumprir um plano curricular constituído por 30 créditos ECTS obrigatórios. A Pós-Graduação em Intervenção em Cuidados de Saúde Primários e Comunitários conferirá as competências necessárias para intervir no contexto da saúde pública, quer na prestação de cuidados, quer na gestão e coordenação de projetos na vertente dos cuidados de saúde primários e comunitários.

Saídas profissionais

Ao realizar ambas as pós-graduações, os diplomados ficarão aptos para desempenhar funções em unidades de cuidados continuados e paliativos e em cuidados de saúde primários, em hospitais gerais e especializados públicos e privados, centros de saúde, clínicas privadas, em centros de cuidados domiciliários, entre outras.

Escola Superior de Saúde Jean Piaget em V. N. Gaia

 

Duração: 8 meses

A pós-graduação em Cuidados Paliativos e Continuados e Intervenção Comunitária e Cuidados de Saúde Primários está incluída na oferta formativa da ESS Jean Piaget/ Vila Nova de Gaia, direcionada para profissionais de saúde e de áreas afins, sendo lecionada parte da formação em regime presencial e outra parte em regime a distância.

As pós-graduações podem ser frequentadas em conjunto. Deste modo, os diplomados adquirem uma certificação dupla, durante o mesmo número de meses em que frequentaria uma única pós-graduação.

A ESS Jean Piaget/ Vila Nova de Gaia alarga, assim, a sua oferta formativa de pós-graduações para profissionais de saúde e de áreas afins, tornando possível a realização de duas pós-graduações em áreas complementares, simultaneamente.

É também possível frequentar apenas uma destas Pós-Graduações:

  • Cuidados Paliativos e Continuados
  • Intervenção Comunitária e Cuidados de Saúde Primários

Área de estudo

  • Ciências da Saúde

QUESTIONS? SEND US A MESSAGE!